TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 08 de fevereiro de 2017 • 08h37

Saúde reduz tempo médio de espera na UPA Centro-Oeste

Resultados são provenientes da parceria firmada pelo Município com o Cismepar, que disponibilizou horas médicas em regime de plantões nas Unidades de Pronto Atendimento

O contrato firmado entre a Prefeitura de Londrina e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), iniciado em 23 de janeiro, já apresenta resultados positivos. Na última semana, a UPA Maria Angélica Castoldo (UPA Centro-Oeste) chegou a eliminar o tempo de espera para atendimento em alguns períodos. É que esta medida possibilitou ao Cismepar disponibilizar, de forma complementar, horas médicas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Londrina.

O assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Felippe Machado, acrescentou que, desde o início da parceria, a UPA Centro-Oeste tem demonstrado redução dos picos de tempo de espera. “No mês de dezembro houve um dia em que o tempo de espera chegou a 7h18. Com a utilização desta ferramenta, o pico mais alto identificado foi de 3h25. Atualmente, a média do tempo de espera está em uma 1h15”, destacou.

Através desta parceria, o Município conta com a possibilidade de acionamento, quando necessário, de horas médicas em regime de plantões, por meio de empresas contratadas pelo Cismepar para serviços de Urgência e Emergência. A Prefeitura irá repassar até R$ 100 mil por mês ao consórcio, valor que pode chegar até R$ 1,2 milhão por ano. Com esse repasse, a Prefeitura terá à disposição, mensalmente, 1.142 horas de trabalho de plantonistas, com jornadas de seis e 12 horas.

Segundo o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Felipe Pinheiro, o contrato possibilita também a redução de custos com horas extras. “O mais importante é a garantia de, pelo menos, quatro médicos por período de plantão. Isso traz resultados significativos para a população”, afirmou.

N.com



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário