TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 08 de fevereiro de 2017 • 08h45

Secretaria de Saúde realiza caminhada contra o Aedes

Cerca de 150 pessoas foram convidadas a participar da ação que visa chamar atenção da população para o combate ao transmissor da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma caminhada contra o Aedes aegypti amanhã (9), a partir das 8h30. O ponto de encontro será no Calçadão de Londrina, entre as ruas Prefeito Hugo Cabral e a Pernambuco, onde os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) levarão os participantes de seus grupos de atividades.

Antes de iniciar a caminhada, 11 profissionais da Saúde, de diferentes regiões da cidade, farão o alongamento com cerca de 150 pessoas. Logo após, o grupo deve caminhar pelas ruas Minas Gerais, João Cândido e retornar pela São Paulo. Ao final da caminhada, haverá uma barraca explicativa sobre o mosquito, na Avenida Paraná, 347. A intenção é que as atividades prossigam até as 11h30.

Na barraca, haverá exposição fotográfica dos trabalhos realizados pelos agentes municipais de endemias, larvários, maquetes e exemplos de lixo que podem ajudar na proliferação do Aedes aegypti. Assim, as pessoas que passarem pelo calçadão vão obter mais informações sobre a dengue, a zika, chikungunya e a febre amarela, que são as endemias transmitidas por esse mosquito.

A educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, lembrou que a região central da cidade obteve o maior Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), com 5.81%, por isso é importante chamar a atenção daquela comunidade. “Vamos tirar as dúvidas da população, chamar a atenção dos pedestres e apresentar a questão dos cuidados no combate ao mosquito e na prevenção das doenças que ele transmite, principalmente porque o índice de infestação na região está alto e os moradores e comerciantes precisam ajudar”, explicou.

A ação faz parte do Dia de Ação e Combate ao Aedes, marcado para todo dia 9. Ela é uma parceria das Unidades Básicas de Saúde da região, com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), SESC e Rádio Igapó.

Ações - Desde o início do ano até o momento, os agentes de endemias realizaram 37 atividades que incluem palestras, treinamentos em empresas, divulgações e ações com a comunidade como a caminhada contra a dengue. Além disso, eles fizeram o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, onde inspecionaram 9 mil imóveis de 185 localidades da área urbana, fizeram os trabalhos de rotina com as vistorias a domicílios e os bloqueios com fumacê em áreas com casos de dengue confirmados.  

Disque Dengue - O morador que presenciar casas e terrenos com lixo descartado de forma irregular pode denunciar através do 0800 400 1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou, na Guarda Municipal, pelo 153 e, na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), pelo (43) 3379-7900.

Já os empresários que desejarem agendar uma visita de um agente de endemias para palestras e treinamento de colaboradores no combate à dengue, podem telefonar no (43) 3372-9427, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

N.com



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário