TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 03 de março de 2017 • 08h53

Segunda etapa da campanha de vacinação contra a dengue começa hoje(3)

Meta é aplicar cerca de 135 mil doses da vacina tetravalente em pessoas de 15 a 27 anos; campanha será realizada de 3 a 31 de março

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia hoje (3) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina, que prossegue até 31 de março. A abertura será às 10 horas, no Instituto de Educação de Londrina (IEEL), na Rua Brasil, 1047. A solenidade vai contar com a participação de representantes de instituições de saúde do Município e da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

A meta do Município é aplicar cerca de 135 mil doses da vacina tetravalente durante a campanha, que tem como público-alvo pessoas na faixa etária de 15 a 27 anos de idade. Para que isso seja possível, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da zona urbana e rural, vão realizar a vacinação. Para ser vacinado, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.

Além do atendimento nas UBSs, haverá equipes volantes fazendo a vacinação em pontos diversos como escolas estaduais, universidades, terminais de ônibus e outros espaços públicos da cidade. Cada unidade de saúde irá oferecer a vacina de acordo com seu cronograma de atendimento próprio.

A coordenadora de Imunizações da SMS, Sônia Fernandes, alertou sobre a importância da campanha no sentido de ampliar a imunização e impedir que o vírus da dengue circule em grande escala no Município, afetando a população. “A vacina tetravalente é uma medida de prevenção segura e eficaz contra a dengue. Ao receber a dose da vacina, as pessoas ficam muito mais protegidas, pois sua eficácia é de cerca de 95% nos casos graves de dengue”, enfatizou.

Sônia ainda ressaltou que a intenção é tentar vacinar as cerca de 35 mil pessoas que já receberam a vacina durante a primeira etapa da campanha, encerrada em setembro de 2016, e incentivar todas as pessoas que ainda não foram vacinadas a procurar os pontos de vacinação.

As empresas e instituições interessadas em agendar a vacinação contra a dengue para seus colaboradores, em seus espaços de trabalho, podem se cadastrar no portal da Prefeitura de Londrina, pelo banner “Vacina da Dengue”, disponível na página principal www.londrina.pr.gov.br.

No calçadão – Para ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde também irá realizar, no sábado (4), das 8h30 às 17 horas, a aplicação da vacina no calçadão. Uma barraca será instalada próxima à Avenida São Paulo.

Sobre a vacina - As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças.

N.com



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário