TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 13 de março de 2017 • 09h05

50 mil paranaenses foram vacinados contra a dengue

Na primeira semana da segunda etapa da campanha de vacinação contra a dengue – que começou no dia 13 de março, em 30 municípios do Estado - 50 mil pessoas foram vacinadas contra a doença. A vacina está disponível para os 200 mil paranaenses que tomaram a primeira dose e também para quem faz parte do público-alvo e não participou da primeira fase realizada em agosto de 2016. 

“Fomos o primeiro Estado a ofertar a vacina gratuitamente na rede pública de saúde. Na primeira etapa, 200 mil pessoas foram vacinadas. Nossa meta agora é aplicar a segunda dose em todas elas e também ampliar a cobertura da primeira dose”, comenta o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 

Até agora, foram aplicadas 37 mil vacinas correspondentes à segunda dose. O valor representa 18,5% da meta. Além disso, 13 mil pessoas foram vacinadas pela primeira vez. “O número ainda é baixo. Precisamos do engajamento das prefeituras e da população desses municípios para que possamos evitar que novas epidemias ocorram”, complementa o secretário. 

META - Em Londrina, cidade com maior população-alvo do Estado, 12% das pessoas retornaram às unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina. Na primeira etapa, pouco mais de 30 mil pessoas entre 15 e 27 anos foram vacinadas, sendo que a meta era atingir mais de 120 mil jovens. 

O secretário de Saúde de Londrina, Felipe Machado, afirma que a prefeitura está ampliando os postos de vacinação para atingir o maior número de pessoas. “Sabemos da importância dessa estratégia para reduzir a incidência da dengue em nossa cidade e agradecemos a parceria com o Governo do Estado para imunizar nossos jovens”, disse. Segundo ele, a prefeitura atua com 102 pontos de vacinação na cidade, entre equipes volantes e postos fixos. 

“As equipes volantes estão percorrendo empresas, escolas, shoppings e áreas de grande circulação de jovens. No calçadão, por exemplo, onde o fluxo de pessoas é constante, estamos mantendo de segunda a sexta uma equipe permanente”, destacou o secretário municipal. 

AEN



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário