TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Esportes • 13 de março de 2017 • 09h26

Fase Final da Liga Mundial de Voleibol trará a Curitiba seis seleções mundiais

A fase final da Liga Mundial de Voleibol trará a Curitiba, entre os dias 4 e 8 de julho, as cinco seleções melhores colocadas na etapa de classificação e a do Brasil, anfitrião. A seleção brasileira é a maior vencedora da Liga Mundial, com nove títulos, sendo o último conquistado em 2010. De lá para cá, foram quatro vice-campeonatos. 

A competição, que acontecerá no estádio do Clube Atlético Paranaense, tem o apoio do Governo do Paraná e é organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento tem, também, o apoio da prefeitura de Curitiba. 

Em coletiva à imprensa, o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, destacou o apoio do Governo do Paraná e ressaltou a vocação do Estado na prática do vôlei. "No diagnóstico que realizamos em 2016, levantamos que 281 municípios, dos 399, disseram desenvolver o vôlei de quadra como uma de suas principais modalidades esportivas. É o terceiro esporte mais citado, só perdendo para o futebol e o futsal”, disse Fabrício. “Inclusive, temos duas equipes na Super Liga Masculina de Vôlei, ambas patrocinadas pela Copel, o time de Maringá e o Caramuru, de Castro", lembrou. 

Ele também citou o Talento Olímpico do Paraná, o maior programa estadual de incentivo a atletas do país, que concede anualmente 1.600 bolsas, como uma alavanca na carreira de futuras gerações de esportistas. De 2011, ano de sua criação, a 2016, foram 576 bolsas pagas somente para atletas e técnicos do vôlei. Estrelas de renome mundial, como Emanuel (três medalhas em Jogos Olímpicos) e Ágatha (prata na Rio 2016 no vôlei de praia) já receberam bolsas do programa.

PREPARAÇÃO - Será a segunda experiência do vôlei no campo do Atlético. Em setembro de 2016, a CBV realizou o Desafio de Ouro em comemoração à conquista da medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na ocasião, 33 mil pessoas estiveram presentes acompanhando o amistoso entre Brasil e Portugal. Para a fase final da Liga Mundial, a previsão é que 30.027 lugares sejam disponibilizados por partida. A montagem da quadra e preparação do estádio para a fase final deverá ser iniciada no dia 24 de junho.

AEN



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário