TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 14 de março de 2017 • 08h57

Prefeitura divulga balanço preliminar da vacinação contra a dengue

Durante toda a semana a campanha será intensificada em diversos locais; UBSs estarão abertas no sábado (18), para vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou ontem (13), os dados preliminares da segunda etapa da vacinação contra a dengue, iniciada no dia 3 de março. Até agora contam, no sistema informatizado da SMS, a aplicação de 7.700 doses da tetravalente contra a dengue, embora haja um número maior de pessoas vacinadas, que ainda não foram cadastradas junto ao sistema.

A coordenadora de Imunização da SMS, Sônia Fernandes, reforçou a importância da adesão do público à campanha, para ampliar a imunização e impedir que o vírus da dengue circule em grande escala no Município. Segundo ela, a equipe da Secretaria de Saúde já percorreu quase todas as escolas estaduais do Município, para fazer a vacinação do público-alvo, que são pessoas na faixa etária de 15 a 27 anos de idade.

Sônia lembrou também da importância das empresas e instituições procurarem a SMS para agendar a vacinação para seus colaboradores, em seus espaços de trabalho. Para que isso seja feito basta enviar um e-mail para vacinadengue@saude.londrina.pr.gov.br ou fazer o cadastro no portal da Prefeitura de Londrina, pelo banner “Vacina da Dengue”, disponível na página principal www.londrina.pr.gov.br.

Durante esta semana a campanha será intensificada em diversos locais. Além da visita a empresas, a equipe da SMS montou uma barraca no calçadão de Londrina, próxima à Avenida João Cândido, para atender a população durante toda a semana, das 8h30 às 17 horas.

Hoje (14), amanhã (15) e quinta-feira (16) haverá vacinação no Terminal Urbano central, das 17h30 às 20 horas. Também amanhã (15) e quinta-feira (16) a vacinação ocorre no SESC, das 12 às 22 horas. A intenção é vacinar as pessoas que fazem as atividades do SESC, mas será aberto ao público em geral, na rua Fernando de Noronha, 264.

A campanha também será realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante toda a semana, na Faculdade Pitágoras, nos dias 15, 16 e 17, e nos colégios Marista e Maxi, na sexta-feira (17).

O público-alvo também pode procurar a tetravalente contra a dengue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. As unidades, da zona urbana e rural, estarão abertas no sábado (18), das 8 às 17 horas, para intensificação da campanha. Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.

A meta do Município é aplicar 135 mil doses da vacina durante a campanha. A intenção é vacinar as 35 mil pessoas que já receberam a vacina durante a primeira etapa da campanha, encerrada em setembro de 2016, e a primeira dose nos que ainda não foram vacinados.

Sobre a vacina - As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças.

N.com



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário