TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Esportes • 27 de março de 2017 • 09h31

Municípios debatem políticas públicas para o esporte

Em mais um Encontro Regional de Gestores do Esporte promovido pelo Governo do Estado neste mês, a Secretaria do Esporte e do Turismo reuniu nesta sexta-feira (24), em Guarapuava, prefeitos, secretários e diretores municipais do setor dos 30 municípios que integram a regional da Pasta. A série de reuniões busca apresentar aos municípios os programas do governo estadual na área esportiva e também no turismo. 

“O objetivo é estarmos em todas as regiões para discutir a Política Estadual do Esporte com todos os municípios. Ouvir sugestões, reivindicações e falar de nossos programas e projetos”, ressaltou o secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício. “Até o início do ano, eram outros prefeitos, outras equipes nas secretarias de Esporte dos municípios. Já tínhamos essa afinidade e boa aproximação com todos e agora não é diferente”, completou. 

O secretário abordou a nova Política de Esportes do Paraná, idealizada após diagnóstico que contou com a participação de 372 municípios, programas e serviços, e desafios da área esportiva e turística para os próximos anos. 

Os novos gestores também assistiram a uma palestra da coordenadora do Programa Nota Paraná, Marta Gambini. Entidades esportivas sem fins lucrativos podem receber recursos do programa de cidadania fiscal. Temas como os Jogos Oficiais e Justiça Desportiva também foram apresentados durante o evento. 

“Precisamos desenvolver a cadeia do turismo, as atividades esportivas, e a vinda do secretário traz o Governo do Estado mais próximo dos municípios. Essa disponibilidade de visitar a região, conhecer as demandas e, na medida do possível, nos atender é muito importante para os municípios”, disse o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato. 

Além dos gestores do Esporte, nove prefeitos, vice-prefeitos e vereadores participaram do encontro. “Nós entendemos que o esporte tem que atender a todas as idades. Desde os alunos, as crianças que estão na escola, os jovens, os adultos e a melhor idade”, destacou o vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro. “Sabemos dessa importância quando a criança deixa de brincar na rua e passa a praticar esportes”, completou. 

Também participou do evento a deputada estadual Cristina Silvestre. 

Além dos debates, os municípios participantes recebem ainda investimentos em material e equipamentos esportivos, de acordo com as modalidades praticadas. A Secretaria do Esporte e Turismo já promoveu encontros regionais em Maringá, Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. Ainda em março, Ivaiporã, Londrina e Cornélio Procópio sediarão os eventos.

AEN



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário