TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Esportes • 29 de março de 2017 • 09h07

Comitê Olímpico convoca campeões paranaenses para Camping de treinamento de Judô

Cinco atletas paranaenses e um técnico foram convocados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para participar do II Camping de Treinamento de Judô Escolar, que acontecerá no Rio de Janeiro. O evento é uma das atividades preparatórias da Seleção Brasileira de Judô Escolar. Entre 12 e 17 de julho, os atletas vão participar de treinamentos teóricos e práticos com os técnicos da Confederação. 

A Seleção Brasileira de Judô Escolar foi convocada por técnicos da CBJ durante os Jogos Escolares da Juventude 2016 – Etapas de 12 a 14 e 15 a 17 anos, promovidos pelo COB. Os cinco paranaenses chamados foram campeões em suas categorias nos Jogos Escolares do Paraná no ano passado e representaram o Paraná nos jogos nacionais. 

“Em 2016, pela primeira vez, nossos estudantes-atletas foram campeões nacionais dos Jogos Escolares da Juventude na etapa de 12 a 14 anos e vice-campeões na etapa de 15 a 17 anos. Isso demonstra a qualidade de nosso esporte escolar”, comentou o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício. “O Governo do Estado investe cerca de R$ 15 milhões por ano na realização dos Jogos Escolares do Paraná justamente por considerar o esporte fundamental na vida do cidadão desde a fase estudantil. Eu parabenizo nossos atletas e o técnico convocados”, concluiu. 

Entre os atletas que disputaram a etapa B, de 12 a 14 anos, foram chamados Arthur de Moraes Gomes Gottheiner, da Escola Criarte, de Maringá; Thales Henrique Bueno Alves, do Colégio Evangelium, de Curitiba; e Bruna Kauana Paranhos Nascimento, da Escola Estadual Elvira Balani dos Santos, também de Maringá. 

Os atletas de 15 a 17 anos (etapa A) convocados são Bruna Flores Bereza, do Colégio Estadual Tatuquara; e Lucas Henrique Silva Lemanczuk, do Colégio Stella Maris, ambos de Curitiba. Hélio Ney Prado Fabri, do Colégio Bom Jesus, foi o técnico chamado para o Camping. 

“Minha meta para este ano é ir para o campeonato mundial e ser campeão da seletiva nacional da base”, comenta Lucas, que comemorou a convocação. “Eu achei muito bom para somar aos meus treinos diários, e creio que fará diferença nas próximas competições”, conclui. O atleta, que está na Alemanha disputando o International Masters Bremen de Judô, foi campeão dos Jogos Escolares do Paraná 2016 na categoria leve, até 66 kg. 

Lucas, Thales e Bruna Bereza foram bolsistas do Talento Olímpico do Paraná – TOP, programa do Governo do Estado, mantido com recursos da Copel, que concede bolsas mensais a 1,6 mil atletas que se destacam em suas modalidades, em todas as fases da carreira.

AEN



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário