TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Cidades • 30 de março de 2017 • 09h11

Prefeitura começa a debater projeto de pavimentação de estradas rurais

Encontro reunirá diversas lideranças municipais e comunitárias; será apresentado um programa implantado com sucesso pela cidade de Toledo

A Prefeitura de Londrina realiza nesta quinta-feira (30), às 14 horas, no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), um encontro com a comunidade rural para iniciar a discussão e preparação de um projeto de pavimentação das estradas rurais do Município, atendendo a reivindicações da própria população dos distritos rurais. O objetivo é apresentar uma ideia de programa que tem como finalidade promover a qualificação da acessibilidade dos moradores e produtores da região por meio da pavimentação das vias. A reunião irá ocorrer no auditório Dalton Fonseca Paranaguá, na sede do Iapar, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375.

O evento é uma iniciativa viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), em articulação com a Câmara Municipal de Londrina e parceria com o deputado estadual José Carlos Schiavinato. A coordenação do encontro será feita pelo vice-prefeito de Londrina e atual secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça da Silva. Participam lideranças comunitárias e dos distritos do Município, diversas secretarias e órgãos municipais, além de vereadores e representantes de entidades e instituições relacionadas ao segmento rural, entre elas o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Londrina.

Na reunião será apresentado como modelo à comunidade um projeto de gestão de pavimentação asfáltica que foi implantado com sucesso na cidade de Toledo, na região oeste do Estado, denominado Programa de Estradas Rurais de Toledo. O deputado José Carlos Shiavinato, que foi prefeito daquele município por dois mandatos seguidos, de 2005 a 2012, irá discorrer sobre o programa, que possibilitou à cidade atingir cerca de 90% de pavimentação das estradas rurais. Durante a sua gestão, foram executados 220 quilômetros de pavimentação rural.

João Mendonça informou que a intenção do evento é dialogar com a comunidade, que vem pedindo melhorias nas estradas rurais, e apresentar possíveis soluções que sejam implementadas para trazer mais qualidade de vida aos moradores dessas áreas. Atualmente, Londrina possui cerca de 900 quilômetros de estradas rurais.

De acordo com Mendonça, o Município está avaliando projetos bem-sucedidos e modelos de organização que possam ser adaptados à realidade de Londrina e aplicados com eficácia. Essa categoria de programa realizado em Toledo propõe uma parceria entre o município, que regulamenta o serviço e executa as obras através de financiamento e contrapartida, e a comunidade, que também participa com parte do custeio do projeto. “Queremos conscientizar a população, mostrando os resultados positivos alcançados com esse modelo e a importância da participação da comunidade para a melhoria e acesso aos serviços públicos de saúde, educação, segurança, lazer e turismo. Isso vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e valorizar a zona rural, fortalecendo o desenvolvimento de Londrina como um todo”, ressaltou.

Programa - Em fevereiro de 2017, João Mendonça esteve em Toledo para conhecer mais sobre a experiência, que está servindo de referência para o município de Londrina. O projeto prevê o envolvimento da comunidade no custeio de parte dos recursos. Dessa forma, os moradores são organizados e mobilizados para a viabilização de recursos.

Para o encontro desta quinta-feira (30), também está prevista a participação dos vereadores Mario Takahashi, presidente da Câmara Municipal, Pericles Deliberador e Jamil Janene.

N.com



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário