TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Educação • 18 de abril de 2017 • 08h56

Professores da rede municipal participam de capacitação

O curso atende os integrantes das comissões de diversidade das unidades escolares da rede municipal de ensino

Cerca de 300 professores da rede municipal de ensino vão participar nesta terça-feira (18), das 19h às 21h30, da capacitação “Educação para a Diversidade e Cidadania”. A atividade será no auditório do SESC Londrina, localizado na Rua Fernando de Noronha, 264, Centro.

O curso atende os integrantes das comissões de diversidade das unidades escolares da rede municipal de ensino. Cada unidade contém uma comissão que é responsável por trabalhar a temática com os alunos, desde as crianças de 1º ao 5º ano até os participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da implementação de de práticas pedagógicas e com a intervenção em situações de racismo e preconceito.

Durante a capacitação, os educadores receberão informações em forma de palestra e oficina. Nesta terça-feira, o professor doutor em Ciências Sociais e mestre em História, Fábio Lanza, abordará a questão do ensino religioso. No primeiro encontro, realizado em março, os participantes aprenderam mais sobre  a “Cultura Indígena e Sabedoria Popular”.

De acordo com a profissional de apoio pedagógico de história, ensino religioso e diversidade da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Aparecida Candoti, o conteúdo trabalhado com os educadores é multidisciplinar. Todo o material didático e sugestões de leituras aos professores e alunos ficam disponíveis às unidades escolares e na plataforma moodle da Prefeitura, para que mesmo os educadores que não participam da capacitação possam ter acesso.

Entre os temas trabalhados durante os encontros estão a cultura popular, saúde, religião, grupos indígenas, idosos, festejos populares e regionalismos. A intenção é trazer conhecimentos não acadêmicos, que embasam o estudo científico e que podem ser utilizados no ensino do dia a dia na escola.

Eliane ressaltou que ao final do ano, quando é recebido o feedback dos professores, é perceptível  o crescimento dos que participam de capacitação. “Eles conseguem utilizar as ideias sugeridas durante o curso para inovarem em atividades em sala e criam novas possibilidades a partir daquelas dadas, o que contribui para a prática pedagógica deles”, contou.

A capacitação bimestral é uma parceria da Secretaria de Educação com o Laboratório de Estudos sobre as Religiões da Universidade Estadual de Londrina (LERR/UEL). Ela acontece sempre as terças-feiras, no SESC Londrina. Para este ano, já está completo o cronograma de atividades.

Cronograma de atividades

•    3 e 4 de maio – Ensino Religioso
•    30 de maio -  Festejos Populares
•    1º de agosto – Ensino Religioso
•    15 de agosto – Manifestações Artísticas e Populares
•    03 de outubro – Consciência Negra
•    14 de novembro – Educação das Relações Étnicos-Raciais.

N.com



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário