TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Saúde • 20 de abril de 2017 • 14h51

Hospital Municipal de Porecatu recebe doação de travesseiros

Cinquenta travesseiros foram doados pela Associação e Oficina de Caridade Santa Rita ao Hospital Municipal “Dr. Egas Izique Penteado” de Porecatu. A entrega dos travesseiros aconteceu na última semana e foi acompanhada pelos servidores do Hospital, vice-prefeito, Carlos Dias, pelo médico, Agamemnon Newton Paduan, e pelo secretário de Administração, Geraldo José Tamanini.

Segundo o médico, Agamemnon Newton Paduan, a presidente da Associação Santa Rita, Lenita Camargo Izique, sempre encaminha doações ao hospital. “Lenita mora em Curitiba e sempre lembra de Porecatu. Ela é viúva, esposa do doutor Egas Izique Penteado, um médico que foi muito dedicado, estudioso e renomado. Ele foi homenageado pelo município e o hospital leva seu nome. Egas Izique era conhecido em toda a região por ser autodidata na medicina”, contou.

O vice-prefeito ficou feliz com a doação. “Agradecemos a Associação pela parceria. A doação foi muito bem-vinda”, comenta.

Dr. Egas Izique Penteado 

Em vida, Egas Penteado Izique foi um médico com um olhar clínico agudo, trabalhou muitos anos em Porecatu. Ele foi autor do livro Medicina, Magia e Arte, editado pela Universidade Federal do Paraná. O livro contém gravuras de técnicas cirúrgicas desenhadas por Egas Izique, que, além de hábil cirurgião, era detentor de inegáveis dotes artísticos. Ele tinha uma sensibilidade artística direcionada ao desenho anatômico e cirúrgico. Deixou preparado e por editar, um atlas ilustrativo dos procedimentos operatórios mais freqüentes em sua área de atuação.

ASCOM/PMP



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário