TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Esportes • 21 de abril de 2017 • 07h46

Atletismo Kids alcança 500 crianças atendidas em Londrina

Com apenas um mês de atividade, programa atinge meta e já projeta crescimento. Metodologia é adaptada para despertar os pequenos para o atletismo

São apenas quatro semanas na ativa, mas o programa Atletismo Kids já tem números que fazem os coordenadores do Projeto Londrina Atletismo sonharem alto. Desenvolvido com o objetivo de despertar o interesse de crianças para o atletismo, o Kids soma quase 500 pequenos integrantes em oito escolas da rede municipal de ensino.

“Estamos bastante satisfeitos com essas primeiras semanas de programa. Levar tantas crianças para o esporte em tão pouco tempo nos deixa muito orgulhosos. E isso nos leva a crer que o programa está no caminho certo e tem muito a crescer”, falou o gestor e treinador do projeto Londrina Atletismo, Gilberto Miranda, que tem mais de 20 anos de experiência na formação e captação de jovens atletas para a modalidade. O Atletismo Kids será realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Londrina e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Ele conta que já há, inclusive, uma lista de espera com quase 20 escolas que desejam contar com o programa no futuro. “Já levamos isso a nossos parceiros e estamos conversando para tentar estender o atendimento do programa nos próximos meses”, afirmou Miranda. Inicialmente, oito escolas de várias regiões da cidade estão credenciadas para receber o programa. A ideia é trabalhar com crianças de 8 a 11 anos de idade.

Até o momento, os campeões de em número de participantes são as escolas Jovita Kaiser e Sônia Parreira Debei, ambas na zona norte de Londrina.

A metodologia

E para atingir o objetivo de atrair mais crianças para o atletismo, a coordenação do projeto de atletismo formatou uma metodologia de ensino diferente, baseada em atividade mais lúdicas e recreativas. “O método de ensino é totalmente adaptado. O cronograma inclui brincadeiras que servem de introdução ao atletismo, como provas de corrida com distâncias menores. Nelas é possível identificar a pré-disposição da criança para a modalidade”, contou o coordenador dos polos e integrante da comissão técnica da equipe Londrina Caixa, Felipe Casonato.

“O mais importante neste primeiro momento é fazer com que a criança se interesse pelo atletismo. Na sequência, vamos monitorar e identificar para qual prova dentro do atletismo ela pode ser encaminhada”, informou o gestor do projeto.

A implantação do Atletismo Kids é um sonho antigo da diretoria do projeto. O programa é mais uma ação que vai de encontro à filosofia adotada pelo time londrinense, um dos mais importantes formadores de atletas no Brasil, de priorizar a captação e a formação de novos talentos para o atletismo nacional.

“O nosso projeto vem se caracterizando ao longo dos anos pela descoberta de novos talentos. E esse projeto é mais uma ação que vem reforçar essa filosofia. Quanto mais cedo a gente levar o esporte para a escola, maior a chance de despertar a criança para a prática esportiva. E se ela não se tornar um atleta profissional, ficam os outros ensinamentos, a formação do cidadão, que também trabalhamos muito”, acrescentou Miranda.

Confira lista das escolas integrantes: 

ESCOLA

ENDEREÇO

E. M. Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti

Rua Marte, 476. Jardim do Sol. CEP 86.070-170

E. M. Ruth Lemos

Rua Francisco de Assis F. Ruiz, 533. C. H. Luiz de Sá. CEP 86.086-010

E. M. Jovita Kaiser

Rua Raimundo Rodrigues da Silva, 29 Jardim Alto da Boa Vista CEP: 86.083-345

E. M. Maria Irene Vicentini Theodoro

Rua Pitágoras, 130 Jardim Eldorado CEP 86.040-130

E. M. Sonia Parreira Debei

Rua Café Sumatra, 60 Residencial do Café CEP 86.081-290

E. M. Ignez Corso Andreazza

Rua John Lennon, 78 C. H. Vivi Xavier CEP 86.082-105

E. M Geni Ferreira

Rua Sinode Bighinatti, 1235-Conj. Avelino Vieira CEP- 86.056-160

E. M. Zumbi dos Palmares

Av. Guilherme de Almeida, 3655 Jardim União da Vitória CEP 86.044-000

Rafael Souza/Asimp



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário