TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Educação • 21 de abril de 2017 • 08h17

Foz do Iguaçu recebe a 7ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação

Em setembro, Foz do Iguaçu recebe a 7ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi 2017, que busca promover o desenvolvimento conceitual, metodológico e estimular a prática de gestão do conhecimento, de capital intelectual e de gestão da inovação.

O evento acontece nos dias 11 e 12, reunindo representantes de instituições públicas, privadas, acadêmicas e do terceiro setor, em discussões, palestras, troca de experiências, apresentação de novas tendências e estudos na área. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O congresso é consequência dos trabalhos que o programa já desenvolvia em workshops internos. O congresso, por ser um evento científico de amplitude nacional e internacional, permitiu expandir as discussões e estreitar relações com instituições de todo o mundo que atuam com engenharia e gestão do conhecimento, formando uma rede que possibilita o desenvolvimento de projetos conjuntos”, explica o Professor Doutor Paulo Selig, da UFSC, coordenador geral do ciKi 2017. “Hoje, o congresso está consolidado nacionalmente e já é reconhecido em toda a América - especialmente na América Latina - como um dos principais eventos na área”, pontua Selig.

A premissa de que o conhecimento é matéria-prima para fomento dos processos de inovação embasa a temática dos trabalhos. “Para que aconteça inovação, precisamos antes gerar conhecimento, que podem vir no âmbito de uma pessoa, um grupo, uma empresa e da sociedade”, considera.

O congresso é anual, realizado alternadamente no Brasil e no exterior. A última edição, em 2016, aconteceu Bogotá, capital da Colômbia, com a presença de 18 países. O evento também já foi realizado em Madri – Espanha; em Loja – Equador; e em 2018 deve ser em Guadalajara – México.

O tema desta edição “Conhecimento e Inovação: energia para o desenvolvimento”, tem total sinergia com o local onde será realizado, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O Parque está situado no espaço geográfico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia elétrica do mundo – energia limpa e renovável. O PTI tem como missão promover o desenvolvimento territorial sustentável e para isso mantém diversos projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, estimulando a geração de conhecimentos e competências.

O PTI disponibilizará toda a infraestrutura necessária para o evento, além de auxiliar no planejamento e organização. “Para cada edição do ciKi, buscamos pares que tenham histórico em processos de inovação, como é que o caso do PTI, que já é um marco por toda a sua atuação em prol do desenvolvimento regional, para a melhoria da qualidade de vida, e adensamento da inovação”, avalia o professor. “Outro fator positivo do PTI é a sua localização, que pode proporcionar parcerias tripartites para a realização de trabalhos conjuntos entre Brasil, Paraguai e Argentina”, diz.

A edição 2017 conta ainda com o apoio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPuc), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Organização Universitária Interamericana (OUI) e Unicesumar.

Programação

A programação contempla palestras, apresentações de artigos e pôsteres; sessões de networking temático, visita técnica e quatro mesas redondas, com os temas Avaliação de Intangíveis; Cidades Inteligentes & Territórios Inteligentes; Inovação Social; Inovação e educação – sinergia para o futuro.

A programação definitiva ainda não foi divulgada, mas já estão confirmados alguns conferencistas, entre eles o italiano Sandro Battisti, PhD em Gestão da Inovação, profissional com mais de 18 anos de experiência em gestão da inovação, transferência de tecnologia e desenvolvimento de negócios.

Para mais informações, acesse o site do evento, disponível nos idiomas português, inglês e espanhol: http://congresociki.org/

Chamada de trabalhos

Segue até o dia 04 de junho o prazo para submissão de trabalhos no ciKi 2017. O congresso está recebendo trabalhos em três categorias: artigo completo (12 a 15 páginas); artigo curto (4 a 6 páginas); e relato técnico (case, de 7 a 10 páginas). Os trabalhos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês. As temáticas, as normas para formatação e a página para submissão dos trabalhos estão disponíveis em: http://congresociki.org/

Asimp/Fundação Parque Tecnológico Itaipu



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário