TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Cultura • 21 de abril de 2017 • 08h22

Porecatu e Sertaneja recebem programação gratuita

Patrocinado pela Rio Paranapanema Energia, projeto exibe filmes e peça teatral em sala móvel com capacidade para 140 espectadores

Proporcionar sessões de cinema e teatro gratuitas para comunidades da Bacia do Paranapanema. Esse é o objetivo do projeto Estradafora, que exibe sua programação em Porecatu, nos dias 24 e 25, e Sertaneja, nos dias 27 e 28. Realizado pela ONG Teatro de Tábuas, o projeto circula pela região patrocinado, via Lei Rouanet, pela Rio Paranapanema Energia, companhia concessionária de oito hidrelétricas ao longo do Paranapanema.

O Estradafora permanece três dias em cada cidade. O primeiro é dedicado à montagem, quando a sala inflável de teatro e cinema, climatizada, com 140 lugares, é instalada em um local público. Em Porecatu, a estrutura ficará ao lado do Ginásio Municipal Issac Jubur (“Macacão”) e em Sertaneja, no Centro de Eventos. Já os dois últimos dias são dedicados às apresentações dos filmes e da peça.

As duas cidades receberão 10 sessões diurnas entre teatro e cinema, direcionadas a estudantes de escolas públicas. Em Porecatu, haverá ainda uma sessão de cinema noturna, aberta à comunidade. A expectativa é de alcançar um público de 1.400 pessoas por município.

Quanto à programação, cada cidade monta a sua a partir dos filmes disponibilizados pelo projeto. Nesta edição, os títulos são: “Pets, a Vida Secreta dos Bichos”, “Zootopia”, “A Era do Gelo 5”, “Curtas Disney”, “Alice Através do Espelho”, “Tudo o que aprendemos juntos” e “5X Favela”. O menu inclui, ainda, a peça teatral “Correntes”, uma montagem do Teatro de Tábuas.

O projeto Estradafora segue na região, em maio, visitando Andirá, nos dias 8 e 9, e Primeiro de Maio, nos dias 11 e 12. Ao todo, a temporada 2017 percorrerá 25 municípios próximos das hidrelétricas operadas pela Rio Paranapanema Energia, subsidiária do Grupo CTG no Brasil.

Sobre o Teatro De Tábuas

ONG fundada em 1999, atua em todo o território nacional criando e realizando projetos de democratização do acesso à cultura, descentralizando a produção e apresentação de bens culturais. Para isso, promove parcerias com o setor público, com a iniciativa privada e instituições do terceiro setor. O Circuito Estradafora é um projeto cultural itinerante que circula desde 2004 com espetáculos teatrais, cinema e oficinas. Sua estrutura exclusiva, uma carreta-auditório com cobertura inflável e capacidade para 140 pessoas, proporciona ao público todo o conforto, segurança e recursos técnicos necessários para a realização de atividades artísticas com qualidade.

Heloisa Miguel/Asimp



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário