TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Cidades • 10 de maio de 2017 • 08h54

Mutirão de serviços públicos em Irerê é aprovado pela comunidade

Diversas ações estão sendo realizadas, como limpeza de bueiros, vacinação, entre outros; Paiquerê vai receber o Movimenta Londrina nesta semana

A Prefeitura de Londrina está realizando, no distrito de Irerê, o projeto Movimenta Londrina. Desde a segunda-feira (8), a comunidade do distrito tem acompanhado o mutirão de serviços, que envolve limpeza, capina e roçagem, poda de árvores, plantação de muda, pavimentação asfáltica, manutenção da iluminação pública e serviços de saúde, como vacinação contra gripe e aferição de pressão.

O projeto é realizado em parceria com o governo do Estado, através da participação da Polícia Militar, Copel e Sanepar. Também estão atuando no mutirão em Irerê as secretarias e órgãos municipais, como Ambiente, Obras e Pavimentação, Saúde, Defesa Social, Agricultura e Abastecimento, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre outros.

Nesta segunda-feira (8), a Unidade Básica de Saúde em Irerê vacinou 12 pessoas contra a gripe, no estande localizado na Praça da Paróquia São José, localizada na sede do distrito. Além de vacinação contra influenza, a comunidade também pode aferir a pressão arterial no local. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está realizando plantio e doação de mudas. Além disso, as equipes da Sema estão executando a poda de árvores, erradicação de árvores comprometidas e controle de pragas, como formigas.

Equipes da CMTU também participam do mutirão em Irerê, com plantio e sinalização de vias, capina e roçagem. Em algumas ruas, foi feita a troca e instalação de novas lixeiras. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) está atuando no distrito com a Operação Tapa-Buracos, além de realizar moledamento e regularização de vias, limpeza e desentupimento de bueiros, conserto e manutenção de bocas de lobo.

Nas ruas principais de Irerê, a Gerência de Iluminação Pública da SMOP executa melhorias da iluminação pública com troca das lâmpadas, luminárias e outras estruturas para modelos mais adequados. Nas demais ruas, sendo feita a troca de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio, que possuem melhor luminosidade e são mais econômicas. No total, serão 170 pontos de iluminação pública que irão receber melhorias, durante e após o mutirão.

Nas estradas rurais, especialmente no trecho que liga Irerê a Guairacá, equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento fazem o patrolamento, moledamento e o trabalho para contenção de água de chuva. “Nossa expectativa é deixar a estrada em plenas condições de uso para qualquer condição climática, garantindo o tráfego de pessoas e veículos”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Mendonça.

Avaliação - A expectativa é que os trabalhos do mutirão prossigam no decorrer desta semana, até que sejam concluídos. A comunidade está aprovando a ação. O aposentado Rosalvo Teodoro é morador do distrito, e acompanhou o mutirão. Para ele, o serviço que está sendo realizado é de qualidade. “Irerê precisava muito disso. A situação está melhor agora, e vai melhorar ainda mais depois que tudo ficar pronto”, afirmou.

Nelson Rosendo é motorista, e também está de olho nos serviços do mutirão. “O trabalho do pessoal está ótimo, principalmente o asfalto, que tinha muito buraco e está ficando bom. Desde quando moro aqui, há trinta anos, não tinha visto um trabalho bom como esse que está sendo feito”, destacou.

Outro morador de Irerê que aprovou a ação é o funcionário público estadual Daniel Alves de Oliveira. Ele ressaltou que os trabalhos irão melhorar muito as condições do distrito. “Principalmente as ruas, que estavam esburacadas, estão consertando e vão ficar boas para a gente passar com veículos. A questão da iluminação pública também, nas praças e ruas, estava tão precária e já melhorou bastante”, apontou.

Paiquerê - Na quinta-feira (11) e sexta-feira (12), é a vez do distrito de Paiquerê receber o projeto Movimenta Londrina. Devem participar, além das secretarias e órgãos citados acima, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Sercomtel Iluminação, Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), ONG E-Lixo, entre outros. As atividades são realizadas a partir das 9 horas, nos dois dias.

N.com



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário