TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Cidades • 15 de maio de 2017 • 09h24

Porecatu - Profissionais assistem palestra sobre depressão e suicídio na adolescência

Educadores, profissionais da Saúde, representantes de igrejas e Conselheiras Tutelares de Porecatu, assistiram à palestra “Depressão e Suicídio na Adolescência – Mais do que 13 razões para falarmos sobre”. Ela foi transmitida pela internet, ministrada pelo psiquiatra Pedro Mário Pan Neto, pesquisador no Instituto Nacional de Saúde Mental de Washington (EUA), a principal agência de pesquisa em saúde mental norte-americana, com foco em depressão na adolescência.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Arilda Batista de Araújo, o evento em Porecatu foi organizado pela Secretaria da Saúde, em parceria com o Comitê Intersecretarial de Saúde Mental do Paraná (Cismeep), do qual a Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos faz parte.

Durante o encontro, Pan Neto exibiu alguns dados gerais sobre os centros de tratamento da saúde mental pelo mundo, falou sobre neurociência e da contextualização do problema da depressão e de outros transtornos mentais dentro da área.
O especialista reforçou a importância de se falar sobre a saúde mental para a quebra de estigma por meio das campanhas de mobilização. “Recentemente, esse assunto está sendo amplamente discutido pela sociedade, tanto em razão de seriados quanto em função do jogo Baleia Azul. Esse talvez seja um dos marcadores de interesse e mobilização social”, afirmou.
Ele lembrou que temas que antes representavam um tabu, como o câncer de mama, atualmente são abertamente discutidos pela sociedade, o que facilitou a busca de tratamento e a prevenção da doença por parte dos pacientes.

ACOM/PMP



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário