TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Londrina • 11 de agosto de 2017 • 07h33

Startups londrinenses são selecionadas para o segundo Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil

Primeira etapa do programa terá webinars, cursos e mentorias individuais, além de bootcamp de networking e treinamento

Duas startups londrinenses estão na primeira etapa do 2º Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil em 2017: Chimera Games e Real XD Studio. Ao todo, 255 startups brasileiras, 31 delas paranaenses, foram aprovadas. Elas terão acesso a um intensivo programa de aceleração, com conteúdo de capacitação complementar, participação em um bootcamp de networking e treinamento, além de mentoria individual. O InovAtiva Brasil é uma realização do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae Nacional, com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

O consultor do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, destaca a presença de startups londrinenses no ciclo. “Muitas startups atendidas pelo projeto do Sebrae/PR têm conseguido participar de importantes processos de aceleração, competindo em nível nacional”, avalia. Conforme Bianchi, programas como esse são importantes para que as empresas participem de mentorias com especialistas e consigam avançar nos modelos de negócios. As startups que chegam à etapa final de qualquer edição do InovAtiva Brasil recebem suporte do próprio programa e de parceiros estratégicos.

Um dos sócios-fundadores da Chimera Games, Luis Fernando Kawabata de Almeida, diz que a startup, incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel), desenvolve jogos virtuais educativos. O principal produto da empresa hoje é o Gamellito, um jogo virtual para auxiliar profissionais da saúde e pais no tratamento de crianças com diabetes. Para Almeida, a participação no InovAtiva é importante para que os sete sócios aprendam sobre empreendedorismo e tenham feedbacks para aprimorar o produto e torná-lo comercialmente viável. “Queremos aprender e aproveitar todos os cursos para melhorar o nosso negócio”, afirma.

O sócio-fundador da Real XD Studio, Luiz Antonio Monteiro Junior, comemora a participação no primeiro ciclo de aceleração. A startup desenvolve conteúdo de entretenimento para feiras temáticas e shopping centers, usando realidade aumentada e holografia. Criada há menos de um ano, a empresa faz parte do Crowd Londrina e conta com uma equipe de seis profissionais das áreas de inovação, programação, design, marketing e comercial. “Devo tudo a um time de talentos”, agradece.

O trabalho do grupo pode ser conferido de perto em uma exposição realizada no Aurora Shopping, em Londrina. “Criamos uma família de personagens alienígenas, chamada Alienoides”, conta. Quem for até o local vai conhecer os “aliens” em realidade aumentada, também poderá fazer uma viagem virtual pelos planetas, e conferir estátuas criadas a partir de impressão em 3D. O negócio já é monetizado e a expectativa, segundo Monteiro, é de que as mentorias oferecidas pelo InovAtiva auxiliem no aperfeiçoamento do projeto.

Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. O programa oferece aos empreendedores capacitação especializada, mentorias de alto nível, e a possibilidade de conexão com investidores e suporte de parceiros estratégicos. Em 2017, o programa lançou dois ciclos de aceleração. O primeiro começou em janeiro e foi encerrado em julho, e o segundo foi lançado em junho e será concluído em dezembro.

Asimp/Sebrae/PR

 



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário