TV União Rádio União Impressas - PDF Interativo

Londrina • 12 de agosto de 2017 • 08h10

Tecnologias auxiliam desempenho do atleta na corrida

Roupas, aplicativos e tênis ajudam a estipular metas e melhorar performance

Roupas que absorvem o suor.Tênis que protegem o atleta dos impactos. Aplicativos que calculam caloria e ritmo do percurso. A tecnologia para praticar uma corrida vem se aprimorando e seu principal benefício é potencializar o desempenho do atleta.

 

Alguns avanços podem ser encontrados nas vestimentas. "Há o desenvolvimento de produtos com funções relacionadas ao isolamento térmico, a respirabilidade ea proteção contra a radiação ultravioleta (UV)” destaca o educador físico da Unimed Saúde, Alexandre Imazu. Um dos exemplos já comercializados é uma meia capaz de medir o padrão de aterrissagem (calcanhar, médio pé ou antepé) e o impacto com o solo.

 

Outro recurso que merece destaque é o tênis."Solados que expandem conforme o contato com o solo, materiais mais leves e com maior flexibilidade, além de ajustes facilitados dos pés são alguns itens", explica Imazu. De acordo com o educador, há solados próprios para a correção da pisada, evitando quedas durante a corrida.

E os aplicativos e softwares? Esses são ideais para incentivar a prática da corrida e estipular metas para evolução do treinamento. "Frequencímetros e smartbands (pulseiras inteligentes), podem auxiliar no registro de informações como quilometragem percorrida, frequência cardíaca, calorias gastas e ritmo", detalha Imazu.O educador orienta que além dessas ferramentas, é importante o acompanhamento de um profissional qualificado.

 

Por falar em corrida, estão abertas as inscrições para a Corrida Unimed Inspira - Etapa Vida, edição noturna. Os interessados podem se inscrever no site corridasunimedinspira.com.br até o dia 23 de agosto. O evento será no dia 26 do mesmo mês, no Aterro do Lago Igapó, a partir das 18h30.



Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário