Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta data, há 62 anos, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy enviava sua célebre mensagem ao Congresso Norte-Americano, lida para as câmeras diretamente da Casa Branca, na qual expressava suas preocupações acerca da proteção aos interesses do consumidor.1 Esse ato chamou a atenção de outros líderes mundiais para a necessidade de que governos, mercado e sociedade civil promovessem a defesa dos direitos do consumidor. Passou a data de 15 de março a ser mundialmente celebrada para a defesa de direitos dos consumidores.2

No Brasil, o primeiro grande marco foi a inclusão da defesa do consumidor na Constituição Federal de 1988, erigindo-a como direito e garantia fundamental (art. 5º, inciso XXXII) e a princípio da Ordem Econômica (artigo 170). Em 1990, com a promulgada Lei nº 8078/1990 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a proteção consumerista consolidou-se no ordenamento jurídico nacional.

Neste Dia Mundial do Consumidor, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica destaca o assunto do direito do torcedor, como um consumidor vulnerável e sujeito à tutela jurídica. É relevante considerar os números. Dados recentes apontam que o futebol mundial movimenta cerca de US$ 286 bilhões por ano, equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) de um país como a Finlândia.3 Um estudo realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apontou que o futebol movimenta R$ 52,9 bilhões na economia do país, o equivalente a 0,72% do total do PIB Brasileiro.4

Para tanto, enfoca o tema à vista do conteúdo da Nota Técnica nº 01/2024-CaopCon-OE/MPPR , que trata dos “Direitos dos consumidores nos locais de prática desportiva – Lei Geral do Esporte – atividades de alto risco”, elaborada por este Centro de Apoio Operacional, com posicionamento técnico e orientador da atuação ministerial acerca do tema.

Ao torcedor, para além de outros direitos passíveis de serem violados5, ressalta-se a segurança nos estádios de prática desportiva, para onde acorrem aficcionados, inclusive as denominadas torcidas organizadas, mas também meros simpatizantes que frequentam essas arenas. O Estatuto do Torcedor, recém-revogado, cujos direitos foram inseridos na nova Lei Geral do Esporte, promulgada em 2023, sempre previu laudos técnicos para demonstrar a segurança do torcedor nesses locais. Ocorre que os dirigentes recentes do Ministério do Esporte inovaram, dispensando requisitos e mesmo a apresentação de alguns laudos, considerando o porte do estádio, pela sua capacidade: pequeno, médio ou grande. O Ministério Público não considera esse um critério adequado, pois entende que os direitos dos consumidores/torcedores em qualquer número merecem a mesma tutela. E, por outra análise jurídica, como o torcedor está acobertado pelos princípios do Código de Defesa do Consumidor, não se pode derrogar direitos por mera Portaria, como ocorreu com a Portaria do Ministério do Esporte nº 55.

A Nota Técnica nº 01/2024-CaopCon-OE/MPPR foi enviada à Promotoria de Defesa do Consumidor da Capital, às Promotorias de Justiça do Estado do Paraná que atuam na defesa do consumidor e aos seguintes órgãos e autoridades: Polícia Militar do Estado do Paraná, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná, Federação Paranaense de Futebol, Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Curitiba, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Futebol e Direito do Torcedor e Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos, bem como ao presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), entidade que mantém Grupo de Trabalho Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios de Futebol desde 2006.

Ciro Expedito Scheraiber - Procurador de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público do Paraná - comunicacao@mppr.mp.br

 * Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação (Jornal União/Portal www.jornaluniao.com.br/Rádio e TV Jornal UniãoWeb).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.