Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A aprovação, pela Câmara dos Deputados, por 277 votos a 129, da manutenção da prisão do deputado Zequinha Brazão, delatado mandante da morte da vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, é prova de maturidade daquela casa legislativa. Uma prova que se consolidará com a tramitação do pedido de cassação do mandato do parlamentar. Durante o processo o acusado terá respeitado o direito de defesa – como determina a lei para todos os réus e, ao final, prevalecerá o efetivamente apurado. Se tiver álibis e justificativas que o desagravem, continuará deputado mas, na falta de elementos que desclassifique sua condição de criminosos, será alijado e entregue à Justiça para ser julgado como cidadão comum.

Fez bem o presidente Arthur Lira ao convocar a sessão deliberativa da matéria em seguida ao pronunciamento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Aproveitou o posicionamento dos parlamentares e tirou a conclusão sobre a prerrogativa de manter ou relaxar a prisão do companheiro acusado. É o que o senhor Lira, seus antecessores no cargo e também o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e os que o antecederam deveriam ter feito em relação aos pedidos de impeachment (do presidente da República na Câmara e dos ministros do Supremo Tribunal Federal no Senado) protocolados nas duas casas legislativas. A lei do impeachment (Lei nº 1079/1950) determina, em seu artigo 19, que  “recebida, a denúncia, será lida no expediente da sessão seguinte e despachada a uma comissão especial eleita, da qual participem, observada a respectiva proporção, representantes de todos os partidos para opinar sobre a mesma”. O artigo 20 estabelece que “a comissão se reunirá dentro de 48 horas e, depois de eleger seu presidente e relator, emitirá parecer, dentro do prazo de dez dias, sobre se a denúncia deve ser ou não julgada objeto de deliberação”. Dentro desse período poderá a comissão proceder às diligências que julgar necessárias ao esclarecimento da denúncia.

Infelizmente, tornou-se hábito no Congresso Nacional descumprir o previsto na Lei nº 1079. Sucessivos presidentes da Câmara e do Senado, eleitos a partir de 1985, ano em que os militares devolveram o poder aos civis, em vez de colocar em tramitação os pedidos de impeachment, preferiram engavetá-los para supostamente negociar politicamente com o acusado. A partir de então, a medida moralizadora do afastamento das autoridades que supostamente cometem infrações tornou-se um banal instrumento de perseguição de adversários. Em vez de engavetar, os presidentes teriam feito melhor levando cada pedido à decisão do soberano plenário e, se possível, aperfeiçoando a lei para, no caso em que o denunciante não provasse as infrações motivadoras do requerimento, poder ser processado por denunciação caluniosa.

Respeitadas as regras de tramitação, os processos cumprem sua finalidade e não correm o risco de sofrer desvirtuamento. Temos a certeza de que, além de o Parlamento cumprir suas obrigações, os próprios acusados teriam mais cuidado no trato da coisa pública porque saberiam previamente que as impropriedades gerariam o afastamento.

Espera-se que, apesar da demora no esclarecimento, o Caso Marielle tenha o melhor e o mais justo encaminhamento. Que a Câmara dos Deputados e as demais instituições onde atuam os acusados tenham comportamento exemplar. Não devem proteger os envolvidos e nem agravar suas situações. Interessam apenas a verdade e o cumprimento da lei. Nem mais, nem menos.  Os entes públicos jamais poderão ignorar o artigo 2º da Constituição, que determina a independência e a impessoalidade dos poderes da União. Que cada um permaneça rigorosamente dentro do seu quadro de prerrogativas e jamais deixem de cumprir as tarefas que a lei lhes atribui. Dessa forma estarão conquistando o respeito do povo e cumprindo o que o texto legal determina. A Nação restará muito grata...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - tenentedirceu@terra.com.br - aspomil@uol.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação (Jornal União/Portal www.jornaluniao.com.br/Rádio e TV Jornal UniãoWeb).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.