Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os deputados federais deram provas de equilíbrio e maturidade ao aprovar o endurecimento na concessão da ‘saidinha’ aos detentos mas não eliminar o benefício conforme era a proposta original do projeto aprovado na Câmara em 2022 e passado pelo Senado no mês passado. O novo texto elimina as saidinhas em datas comemorativas e mantém as dos detentos que estudam e recebem aprovação nos exames criminológicos.

A exigência da passagem do beneficiário pelo exame que indique ser portador dos requisitos para a saída temporária sem a recaída na delinquência é a prova de boa-vontade do legislador com a população carcerária sem, contudo, ceder à prática irresponsável que transformou a ‘saidinha’ na deletéria ação de esvazia-cadeia que, em lugar de contemplar os efetivos merecedores, funcionou esses anos todos como uma grande excursão que cinco vezes ao ano era proporcionada a todos de forma praticamente incondicional e serviu de porta de saída por muitos apenados que fugiram e cometeram os mais diversos crimes, inclusive de morte.

Enquanto os deputados discutiam a alteração da saidinha, a Polícia Militar  de São Paulo prendeu, na última semana, 417 apenados que receberam o benefício em razão da Páscoa mas foram flagrados em desacordo com os regulamentos, que os impedem de frequentar bares, boates, andar armados e participar de brigas ou outros ilícitos. Trinta e um deles foram surpreendidos em flagrante, cometendo crimes.

O governador Tarcisio de Freitas, que liberou o secretário Guilherme Derrite para reassumir o posto de deputado e participar da articulação e votação do projeto, disse que a sua  aprovação é passo fundamental para acabar com a impunidade. Guilherme Derrite disse que o melhor seria ter sido aprovado o texto original, mas vê avanço no texto conseguido. “Pela primeira vez em décadas o Congresso Nacional aprova uma legislação que coloca a vítima no centro do debate. Ninguém aguenta mais vários e vários casos de criminosos liberados nas saídas temporárias que cometem assassinatos, estupros, homicídios”, disse o secretário licenciado, que nos próximos dias reassume o posto em São Paulo.

O texto aprovado seguirá agora para o Presidente da República, que poderá sancioná-lo ou vetar partes com que não concorde. A expectativa é pela sanção, já que o governo não se posicionou contra ou a favor durante a votação.

Independente de posições ideológicas, o importante é buscar a segurança do Estado e da Sociedade. Desde o começo das campanhas que levaram à instituição da saidinha, estudiosos e autoridades da área diziam da necessidade dos candidatos ao benefício passarem pelo exame criminológico. Porém, na implantação, desprezou-se os controles e o resultado foi o grande número de fugas e crimes decorrentes, que levaram o instituto a provocar clamor social e mobilizaram o Parlamento a discutir e votar o final da ‘saidinha’.

A aplicação das medidas aprovadas na Câmara dos Deputados é o começo da solução. O ideal será a observação do quadro decorrente das restrições estabelecidas e, caso ainda sejam insuficientes, novas alterações sejam propostas de forma a possibilitar que a ‘saidinha’ cumpra sua finalidade ou, caso isso fique provado inviável, ocorra a sua extinção.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - tenentedirceu@terra.com.br  -  aspomil2@uol.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação (Jornal União/Portal www.jornaluniao.com.br/Rádio e TV Jornal UniãoWeb).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.