Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Curso é ministrado por Eloyr Pacheco e os interessados em participar podem entrar em contato pelo número (43) 99965-2411; aulas iniciam no dia 2 de abril

Estão abertas as inscrições para o Curso de Desenho e Produção de HQ do quadrinista Eloyr Pacheco. As aulas serão ministradas na Biblioteca Pública Municipal, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro. O curso apresentará as etapas para a criação de uma História em Quadrinhos e é aberto para crianças, adolescentes e adultos, tanto iniciantes quanto experientes no assunto.

As atividades serão realizadas às terças e quintas-feiras, a partir do dia 2 de abril. O curso disponibiliza duas turmas, a primeira das 10h às 12h, e a segunda das 14h às 16. Cada grupo tem 10 vagas. O valor do curso é de R$ 150 por mês, e os interessados devem entrar em contato com o professor responsável, através do WhatsApp (43) 99965-2411.

O objetivo de Pacheco é oferecer um atendimento personalizado aos alunos. “A ideia é fazer um planejamento a partir do interesse específico de cada participante. Na primeira aula farei uma avaliação prévia do conhecimento de cada um”, apontou o professor. Assim, parte da carga horária será definida com base nisso. No mês de abril serão realizados encontros nos dias 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30.

Pacheco trabalhou na revista em quadrinhos Metal Pesado e foi licenciado da Marvel e da DC Comics, entre outras atuações na área. Suas produções foram reconhecidas em premiações como o Troféu HQMix, que é um dos prêmios mais tradicionais de Histórias em Quadrinhos do Brasil. Além disso, ministra cursos, palestras e oficinas desde 1991.

O curso busca abranger desde a formulação da ideia até a elaboração de projeto editorial e gráfico das Histórias em Quadrinhos. Também vai trabalhar a linguagem das HQs e suas complexidades. Para contribuir com o conteúdo, serão apresentadas referências de HQs, livros e filmes. “Além da paixão pelas HQs, minha relação com elas é profissional. A produção de uma HQ pode ser divertida, mas também exige muita técnica e conhecimento, tanto da linguagem artística, do campo de trabalho e comercial”, afirmou Pacheco.

As aulas são divididas em quatro temas, que serão trabalhados separadamente. Em Desenho Gráfico, o professor vai abordar diferentes estilos e técnicas de desenho, com teoria e exercícios práticos. Na parte de Criação de Personagens, serão mostrados os elementos que compõem os personagens, as estruturas psicológicas deles, as motivações e os interesses. A categoria Roteiro para Quadrinhos é indicada para escritores e vai discutir a construção de roteiro para HQs. A Narrativa Gráfica é direcionada para desenhistas e vai tratar da linguagem e dos elementos gráficos da narrativa.

Para as aulas, os participantes deverão levar os materiais que costumam usar para desenhar e escrever. Serão disponibilizados apenas lápis e papel sulfite.

Fernanda Ortenzi/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.