Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sessão gratuita será realizada na Vila Cultural Alma Brasil, a partir das 19h30; filme exibido será um dos expoentes do movimento Cinema Novo, das décadas de 1960 e 1970

Os amantes do cinema agora contam com uma ótima opção de programa cultural em Londrina. Nesta quinta-feira (4), às 19h30, será realizada a primeira sessão do Cineclube Alma Brasil, na Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 693, Vila Brasil).

Com entrada gratuita, a atividade é voltada a pessoas com idade a partir de 14 anos. O filme exibido será escolhido pela comunidade, através de uma votação que está em andamento no perfil de Instagram do Cineclube (acesse aqui).

As obras selecionadas são “Vidas Secas” (1963) e “Como Era Gostoso o Meu Francês” (1971), ambas dirigidas por Nelson Pereira dos Santos, e o resultado será divulgado amanhã, também nas redes sociais.

De acordo com o coordenador do Cineclube Alma Brasil, Yan Maran, o projeto será composto por quatro ciclos, cada um abrangendo quatro filmes de diferentes movimentos cinematográficos. A primeira etapa é voltada ao Cinema Novo, que esteve em voga no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970.

“O Nelson Pereira Santos foi um dos expoentes desse movimento, e esses dois filmes representam dois momentos diferentes do Cinema Novo. Enquanto o ‘Vidas Secas’ é um dos filmes inaugurais dessa corrente, e ainda transmite um certo otimismo, apesar de abordar o tema da fome, o ‘Como Era Gostoso o Meu Francês’ foi feito já no fim do movimento. É uma obra esteticamente mais rebuscada, e de um período em que a crítica social do Cinema Novo ficou ainda mais ácida, em plena ditadura militar”, disse.

Após a sessão, Maran fará uma apresentação abordando o filme e o movimento do Cinema Novo, em conjunto com o professor e pesquisador José Abílio Perez Júnior. Na sequência, será realizada uma roda de conversa, em que os participantes da atividade poderão expor suas interpretações e pontos de vista sobre a obra.

Próximos ciclos – Após o ciclo sobre o Cinema Novo, composto por quatro sessões semanais, as próximas etapas do projeto enfocarão o Cinema Indiano, o Cinema Marginal Brasileiro e o Cinema Latino-Americano. As atividades do Cineclube serão realizadas às quintas-feiras, e sempre precedidas pelas votações entre duas opções de filmes, no perfil de Instagram da iniciativa.

Retomada

O Cineclube Alma Brasil marca a retomada de exibições de filmes pela Vila Cultural Alma Brasil após um período de mais de 10 anos. O projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, viabilizados através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Já a Vila Cultural Alma Brasil tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.