Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 22/03/2024  09h18

Elis: todos os segredos

O bar Valentino recebe no dia 27 de março, o filho e o biógrafo de Elis Regina em uma noite de memórias afetivas, provocações críticas e análises sobre a obra da maior cantora brasileira de todos os tempos. O talk show está marcado para às 20h e o couvert será R$ 30. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente na plataforma sympla.

João Marcello Bôscoli e Julio Maria recebem a plateia para contarem histórias inéditas e outras que pouca gente conhece sobre Elis. João, o filho, é produtor musical e tinha 11 anos quando Elis se foi. Julio, o biógrafo, é repórter e crítico de música há 30 anos, autor da premiada biografia Elis Regina: Nada Será Como Antes.

As histórias sobre Elis têm humor, drama, profundidade, quedas, vitórias e, mesmo 42 anos depois de sua morte, muitas revelações. O bate papo levanta novas reflexões sobre a trajetória da cantora, como sua recente ‘aparição’ em um comercial da Volkswagem, analisa o impacto de sua presença na MPB e tenta entender, sem idolatrismos superficiais, o que a torna uma força de energia constante e renovável.

Audições de trechos de canções como Bala com Bala, Como Nossos Pais, Folhas Secas, Romaria, Águas de Março, As Curvas da Estrada de Santos, Tiro ao Álvaro, Atrás da Porta e Velha Roupa Colorida apontam exatamente onde Elis foi genial. Os recursos vocais, as diversas formas de interpretação, a facilidade em navegar por vários estilos, as gravações nas quais Elis levou a vida que vivia para o estúdio.

Quem somos

João Marcello e Julio Maria refletem sobre o que faz com que Elis siga sendo uma das maiores vozes de todos os tempos. Da origem humilde em Porto Alegre ao trágico fim em um apartamento em São Paulo, sua trilha é percorrida por meio de canções e de paixões. A mulher que lançou Gilberto Gil, Ivan Lins, João Bosco, Fagner, Belchior, Milton Nascimento e tantos outros artistasconseguia provocar em suas aparições, para além de uma experiência musical, uma sensação de assombro. Era preciso voltar à plateia para sentir aquilo de novo, mais de uma vez.

João Marcello Bôscoli, 53 anos, é produtor musical, comunicador e empresário. Filho de Elis e do compositor Ronaldo Bôscoli, é irmão de Maria Rita e Pedro Mariano (que têm como pai o músico Cesar Camargo Mariano). Apresenta o programa Sala de Música, na Rádio CBN, e colabora com várias revistas e jornais escrevendo artigos sobre música.Cantou e tocou bateria pela primeira vez aos 11 anos no disco Comissão de Frente e trabalhou com Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Lenine, Jorge Ben Jor, Elza Soares e Arnaldo Antunes. Em 1997, fundou a própria gravadora, Trama, que mantém hoje como estúdio, ao lado do sócio André Szajman.

Julio Maria, 51 anos, é jornalista, crítico de música e biógrafo. Atuou por 27 anos como repórter e editor dos jornais Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo. Escreveu as biografias Elis Regina: Nada Será Como Antes (lançada em 2015), vencedora do Prêmio APCA, e Ney Matogrosso: A Biografia (de 2021), finalista do Prêmio Jabuti. Colabora com publicações musicais escrevendo críticas e reportagens sobre personalidades do meio artístico e prepara uma nova biografia. É autor também dos livros Palavra Cruzada: O Jogo da Entrevista (2019), com 50 das melhores entrevistas feitas para o Jornal da Tarde no início dos anos 2000, e Santificado Est – Frei Galvão, sobre a história do primeiro homem brasileiro santificado pelo Vaticano.

VJ Chammé

#JornalUnião

João Marcello Bôscoli

Julio-Maria

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.