Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação será realizada na sexta-feira (12) e no sábado (13), na Vila Cultural Alma Brasil; inscrições podem ser feitas até amanhã (9)

A fim de movimentar a cena cultural londrinense no mês de abril e colocar a população em contato com a cultura de povos originários, o coletivo Quizomba – Samba e Outros Batuques realiza a oficina “Grafismos Kaingang, Marca Ancestral”. Incluída na programação do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, a ação é promovida em parceria com a AlmA – Associação Intercultural de Projetos Sociais.

O objetivo da atividade é proporcionar acesso aos conhecimentos do Coletivo Kókir, em especial da mestra Denise Bernardo Alves e do mestre José Carlos Alves. Formado por artistas kaingangs, o Kókir já participou de diversas exposições de grandes museus brasileiros e internacionais.

Serão realizados dois encontros. O primeiro será na sexta-feira (12), a partir das 19h, e o segundo está programado para sábado (13), às 15h. Nessas ocasiões, os participantes poderão, durante quatro horas, participar de uma imersão na cultura deste povo indígena, através de práticas artísticas tradicionais.

As oficinas serão realizadas na Vila Cultural Alma Brasil, localizada na rua Argentina, 693, Vila Brasil. O espaço recebe o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Aos interessados, foram disponibilizadas 25 vagas que podem ser preenchidas até hoje (9) através do site de Gestão de Eventos e Cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Segundo a responsável pela comunicação do evento, Luiza Braga, a oficina tem a importância de propiciar um momento para que a comunidade aprenda com mestres que integram os povos originários do Paraná. Braga ainda conta que essa será uma ocasião em que a população poderá iniciar o contato com uma parte tão formadora e fundamental da nossa cultura, que muitas vezes não recebe a devida apreciação. “A importância da oficina vem porque ela possibilita sermos aprendizes desses povos que têm tanto a nos ensinar, mesmo em algo que à primeira vista pareça tão simples, como uma oficina de grafismos e cestarias. Existe muito conhecimento nos símbolos e nos métodos aplicados neste fazer tão característico dos povos da região”, finalizou.

Sobre o Festival 

Tendo o tema de “Abril dos Povos Originários”, essa edição do Festival Quizomba será realizada entre os dias 10 e 14 de abril, e incluirá exibição de filme, rodas de conversa, oficinas e lançamentos.

O evento é desenvolvido com o intuito de proporcionar momentos de apreciação de diferentes expressões artísticas e culturais. Por isso, sua programação cultural conta com a presença de grandes artistas, mestras e mestres que celebrarão a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira, indígena e popular.

O Festival é uma realização do coletivo Quizomba – Samba e Outros Batuques e da AlmA – Associação Intercultural de Projetos Sociais, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento é fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas do Ministério da Cultura e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Confira a programação completa 

Na quarta-feira (10), será realizada a abertura do evento com a exibição do filme “Terra Sem Males”, às 19h, no Cine Teatro Ouro Verde, localizado na rua Maranhão, 85, centro.

Já na quinta (11), o público inscrito poderá desfrutar da roda de conversa: “Artes Visuais, povos originários e tecnologias no contexto da educação decolonial”, às 19h30, na Sala de Eventos do Centro de Educação Comunicação e Artes (Ceca) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Na sexta (12), às 19h, e sábado (13), às 15h, será executada a oficina “Grafismos Kaingang, Marca Ancestral” na Vila Cultural Alma Brasil. Ainda no sábado, o público poderá conferir, a partir das 10h, na Loja Ciranda, o lançamento do livro “Histórias de Piragui” com Olivio Jekupe.

Por fim, no domingo (14), será realizado o grande evento de encerramento, a partir das 15h, no gramado em frente à Vila Cultural Alma Brasil. Essa atividade terá a participação de Katu Mirim, Mestra Penha, Quizombinha com Olivio Jekupe, Grupo Nen’Ga, DJ Luciana Telles e Feira da Economia Criativa e Solidária, bem como brincadeiras e ações de recreação infantil para atender todos os públicos.

Luiza Arlindo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.