Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O espetáculo “Mundo Mágico da Música” marca o lançamento da edição 2024 do projeto Orquestrando o Futuro, iniciativa da Artis Colegium, neste dia 11 de abril (quinta-feira) às 9h30 e às 14h30 no Teatro Ouro Verde exclusivamente para alunos e professores da rede municipal de Educação.

Mais de 1 mil alunos serão levados até o teatro para assistir ao espetáculo que passeia pelas tradicionais cantigas de roda que encantam gerações, além de obras de Mozart e Villa-Lobos. A apresentação tem a participação do Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, do músico Marcello Casagrande e da palhaça Adelaide, personagem da atriz Juliana Galante. A apresentação conta com o patrocínio da Itaipu Binacional.

“Estão previstas ainda mais sessões do espetáculo ‘O Mundo Mágico da Música’ para alunos das escolas públicas de Londrina, Concertos Didáticos dentro das escolas e a entrega de um material educativo de apoio do projeto”, explica Irina Ratcheva, coordenadora da ação.

‘Orquestrando o Futuro - Oficinas de Musicalização’

Orquestrando o Futuro é projeto coordenado pela Artis Coleguim e integra o Programa Vencer da Secretaria Municipal de Educação. Com o financiamento e apoio da Prefeitura de Londrina/Secretaria Municipal de Educação, o programa é realizado desde 2023. Atualmente está presente em 21 escolas municipais por meio de oficinas de musicalização.

“Neste ano de 2024, através de patrocínio concedido pela Itaipu Londrina, o projeto adquiriu 200 instrumentos de cordas, que foram distribuídos entre as escolas participantes. Nosso objetivo é contribuir para a democratização do ensino musical e para um modelo de educação que estimule a criatividade e o prazer em aprender, ampliando o acesso dos alunos ao universo cultural. Com o Orquestrando, pretendemos ampliar o atendimento para mais de 1.200 crianças até o fim do ano”, explica Irina Ratcheva, coordenadora do projeto.

Benefícios para os alunos

O professor da rede municipal de ensino e responsável pelo apoio técnico pedagógico do Programa Vencer, Alexandre Segantin conta que um dos grandes diferenciais e indicadores é o acesso ao projeto. “Uma aula de musicalização para os alunos da rede pública ofertado de forma gratuita é algo fantástico. As crianças melhoram a postura, a memória, a interação, a autoestima e ficam motivadas em participar.”

Apoios: Secretaria Municipal de Educação de Londrina, Programa Vencer, Casa de Cultural da Universidade Estadual de Londrina, Unimed Londrina e Rádio UEL FM.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.