Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Próximo encontro do “Território e Memória” irá ocorrer no sábado (30), no Ware Centro Cultural Kaingang

O projeto “Território e Memória: Contando Histórias Através da Fotografia” realiza, no sábado (30), das 13h às 17h, mais uma oficina no Ware Centro Cultural Kaingang, localizado na marginal da Avenida Dez de Dezembro com a Rua Pedro Antônio da Silva, Centro.

A iniciativa promove oficinas gratuitas de fotografia analógica e é destinada a crianças indígenas e periféricas de 6 a 12 anos, tendo patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Anteriormente, outra oficina foi promovida no Centro Cultural Kaingang no dia 23. Nessa ocasião, os participantes foram apresentados à história da fotografia e a noções básicas de como mexer na câmera e no filme fotográfico. Em seguida, as crianças fizeram seus registros fotográficos com auxílio do ministrante, Wellington Victor. No próximo encontro, serão mostrados os filmes e fotos produzidos na oficina. Ao final, será realizada uma conversa com as crianças sobre o processo de registro de fotografia.

De acordo com a proponente do projeto, Talyta Elen, o objetivo do “Território e Memória” é retratar a visão da população e proporcionar um acervo fotográfico histórico dos territórios. Ela destacou que a iniciativa busca possibilitar que as crianças que moram em regiões periféricas e as crianças Kaingang utilizem a fotografia para se expressar, mostrando suas visões de mundo.

“Quando nos utilizamos dessa ferramenta para registrar uma nova perspectiva da história e dos territórios da cidade, nos tornamos facilitadores de uma memória material baseada na visão da população que sempre foi marginalizada. Dessa forma, trabalhamos o potencial artístico dessas crianças e sua imensa capacidade de ver o mundo”, apontou Elen.

Próximas oficinas

O projeto abrange oito oficinas, sendo que as duas primeiras foram realizadas em fevereiro, na Associação Ciranda da Cultura. Cada atividade será conduzida em uma região diferente da cidade, mas todas apresentarão a mesma metodologia e serão ministradas por Wellington Victor.

Dando sequência à programação, em abril, os encontros serão nos dias 20 e 27, na Aldeia Água Branca, Território Indígena Apucaraninha, em Tamarana. Em maio, acontecerão nos dias 18 e 25, na Casa das Artes (Rua Tadao Ohira, 325, Jardim Perobal, zona sul). Para participar, é necessário fazer inscrições nos locais antes do início da ação.

Em junho, depois de concluídas as oficinas, será organizada uma exposição fotográfica com os materiais produzidos pelos participantes na Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi (Avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Aquiles Stenghel, zona norte).

Fernanda Ortenzi/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.