Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os índices do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) revelam que o mês de março reverteu a tendência de fevereiro, que apresentava um número maior de consumidores saindo do cadastro da inadimplência, fazendo com que o primeiro trimestre de 2024 termine com aumento da base de clientes com restrição ao crédito.

A quantidade de consumidores que não conseguiram manter suas dívidas em dia, no mês de março, aumentou 16,4% em relação ao mesmo mês de 2023.

O índice de consumidores que conseguiram negociar ou pagar as dívidas atrasadas, deixando o cadastro da inadimplência, cresceu 7,6% em relação a março de 2023.

Restrição

O resultado do primeiro trimestre, porém, apresenta um crescimento de 0,38% na quantidade de consumidores com restrição ao crédito, levando-se em conta o total de negativados no início de janeiro.

“É recorrente o aumento da inadimplência no primeiro trimestre do ano, na medida em que se somam os parcelamentos dos gastos realizados no final de ano com as despesas extras, como impostos e matrículas escolares, o que ajuda a explicar a elevação de consumidores que deixam de pagar algum compromisso financeiro e acabam tendo o nome incluído na lista de cadastro com restrições”, explica Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.

Índices

Os dados do SPC/ACIL destacam dois índices: o dos consumidores _entrantes_ (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os _saintes_, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.

Ranulfo Pedreiro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.