Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do Brasil, seis projetos do estado foram premiados em uma das sete categorias gerais, os mais importantes prêmios do evento; estudantes de Umuarama ficaram em primeiro na categoria Ciências Biológicas.

Encerrou-se, no último dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam 17 prêmios a sete projetos de estudantes de escolas no Paraná.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior.

Entre as premiações destacam-se as classificações nos prêmios gerais da Feira, o principal prêmio do evento, que a FEBRACE divide em sete categorias. Na categoria Ciências Biológicas, ficou em primeiro lugar o projeto “Nanocurativos biodegradáveis: obtenção de compósitos entre nanopartículas metálicas e alginato de sódio”, de Lucas Martins Santana de Araújo, Giovanna Pereira do Prado e Alan Matheus Carneiro Martins, alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Umuarama, que também foram selecionados para a Regeneron ISEF, maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do mundo, a ser realizada em maio deste ano, nos Estados Unidos.

Em segundo lugar na categoria Ciências Humanas ficou o projeto “Cuidados paliativos: caracterização de classes de comportamentos a serem desempenhadas por profissionais da saúde”, de Ana Beatriz Filgueiras Tsuboi, aluna do Colégio Interativa, em Londrina (PR).

Ainda na categoria Ciências Humanas, na terceira colocação ficou o projeto “Etnoastronomia e a valorização da cultura indígena”, de Gustavo Zapparoli Silveira Campos e Annie Vitória de Sousa Moura, alunos do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, também em Londrina. Já na categoria Ciências Biológicas, dividiram a terceira colocação os projetos “Pastilhase”, de Rebeca de Lima Oliveira Rocha, Davih Oliveira Freitag e Isabela Machado Viba, alunos do Colégio Sesi CIC, de Curitiba (PR); e “Biofilme: uma alternativa na conservação de vegetais in natura com o uso de extratos vegetais no cultivo de patógenos – fase V”, de Gabrieli Monique Campos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, em Toledo (PR).

Na quarta colocação, na categoria Ciências da Saúde, ficou o projeto “Síntese e caracterização das propriedades morfológicas e magnéticas de nanopartículas de óxido de ferro com aplicações na medicina”, de Maísa Strazzi Ceriani de Oliveira, da St. James' International School, em Londrina.

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2.

Elena Saggio/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.