Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parte dos instrumentos foi entregue ontem (25) em cerimônia na Escola Municipal Luiz Marques Castelo; projeto atende 21 unidades da rede municipal de ensino

Os alunos das oficinas de musicalização Orquestrando o Futuro agora podem contar com mais de 200 instrumentos de cordas novos para as suas práticas de vivência musical. Realizado desde 2023 pela Artis Colegium Associação Cultural, o projeto integra o Programa Vencer, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina, que oferece 19 iniciativas culturais e esportivas para as crianças da rede municipal.

Neste ano, o Orquestrando o Futuro contemplará mais de 1.200 alunos de 21 unidades escolares municipais, sendo 10 escolas e 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Através do projeto, são oferecidas oficinas de musicalização em grupo, no período de contraturno, que trabalham com planejamentos pedagógicos flexíveis para atender as especificidades de cada aluno.

A aquisição dos instrumentos de cordas foi viabilizada por meio de uma doação da Itaipu Binacional. Ontem (25) à tarde, foi realizada uma solenidade de entrega dos itens na Escola Municipal Luiz Marques Castelo (Rua Santa Marta, 45, Patrimônio Espírito Santo), que faz parte do projeto desde o seu início. As crianças apresentaram as músicas “Escravos de Jó”, “Meu Lanchinho” e “Funga Alafia” (canção tradicional africana).

Durante a cerimônia, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que o Programa Vencer proporciona oportunidades para que as crianças participem de atividades culturais e esportivas que, muitas vezes, não são acessíveis para elas.

“Talvez os pais ou as mães desses alunos não tivessem condições de levá-los a uma escola de música para aprender a tocar violino, mas quando as aulas de violino vêm até a escola, tudo fica mais fácil. Através desse projeto, a gente descobre muitos talentos, e a prática da música melhora o raciocínio das crianças, o comportamento e até mesmo a postura física delas, os benefícios são impressionantes. Além de receber toda a inspiração que a arte nos traz, os participantes evoluem como alunos e como seres humanos”, disse.

O projeto Orquestrando o Futuro conta com uma equipe pedagógica de coordenadores e dez professores, todos musicistas profissionais, que acumulam anos de experiências didáticas e artísticas. Os professores que conduzem as ações são integrantes da Orquestra de Câmara de Solistas de Londrina.

Conforme a coordenadora do projeto, Irina Ratcheva, desde seu início, há 25 anos, a Orquestra de Câmara de Solistas de Londrina tem buscado democratizar a música através de ações conduzidas na rede municipal de educação.

“Desde o início da Orquestra, mantínhamos uma linha educacional que são os concertos nas escolas, e promovemos mais de 800 deles. Porém, percebemos que além de oferecer esse primeiro contato com a música, precisávamos proporcionar uma vivência mais abrangente para as crianças. Dois anos atrás, realizamos um projeto-piloto com estudantes da Escola Municipal Arthur Thomas e foi muito interessante. A partir daí, vimos que era preciso continuar avançando, e queremos que o Orquestrando o Futuro cresça cada vez mais”, salientou.

Ratcheva frisou que cada uma das 10 escolas participantes receberá cerca de 20 violinos, enquanto um violino será entregue para cada CMEI integrante do projeto. Além disso, a iniciativa adquiriu quatro violoncelos e dois contrabaixos, e pretende também implantar o ensino desses instrumentos. Os primeiros 100 instrumentos haviam sido entregues à rede em meados de fevereiro.

As atividades do Orquestrando o Futuro vão até dezembro, e culminarão com duas grandes apresentações realizadas pelos alunos no Teatro Ouro Verde. A iniciativa também se apresenta em eventos da rede municipal de ensino, como o Londrina Mais, palestras e conferências.

Segundo a diretora da Escola Municipal Luiz Marques Castelo, Josiane Brust Kosteski, as atividades realizadas na unidade contemplam aproximadamente 45 alunos de 8 a 10 anos, sob coordenação de dois professores. “Nós observamos melhorias na questão comportamental e na questão do aprendizado, e isso vem influenciando bastante o aprendizado das crianças. A gente vê que, em termos de organização na sala de aula, isso é bem construtivo para as nossas crianças”, sublinhou.

O estudante Davi Pierolo, de 9 anos, participa desde o ano passado do projeto. “Acho muito legal participar do Orquestrando o Futuro e me sinto bem quando toco o violino. Gosto de tocar várias músicas, e a minha preferida é ‘Funga Alafia’”, disse.

O professor da rede municipal de ensino e responsável pelo apoio técnico pedagógico da SME, Alexandre Segantin, realçou que, em 2024, o Programa Vencer pretende atender cerca de 10 mil estudantes, de 83 escolas e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “O andamento do programa está maravilhoso. E no dia 1º de abril, segunda-feira que vem, vamos receber um relatório sobre as turmas e atendimentos de cada projeto, para ver se todas ações estão atingindo as metas propostas. Com base nesse documento, poderemos fazer os ajustes necessários ao cumprimento dos nossos objetivos, mas acredito que já estejamos atendendo 9.500 alunos”, concluiu.

Também compareceram à solenidade o vereador Eduardo Tominaga, líder do governo na Câmara Municipal, e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), João Marcos Machuca de Lima.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.