Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Da mesma forma do Show Rural, os visitantes da ExpoLondrina serão recebidos numa sala escura onde serão projetadas imagens acompanhadas de som e locução, com uma metodologia dinâmica em 3D. O vídeo apresentado terá duração de cinco minutos.

Sucesso no Show Rural de Cascavel, a Vitrine do Biogás e do Biometano também poderá ser visitada na ExpoLondrina 2024. Organizada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em parceria com o Sistema Faep/Senar, CIBiogas e Sociedade Rural do Paraná, a Vitrine será lançada na próxima segunda-feira (8) e recebe os visitantes até sexta-feira (12) no espaço do RenovaPR na Via Rural Smart Farm.

De acordo com o Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR, replicar a Vitirine tem o intuito de incentivar que os laticínios, frigoríficos e produtores de proteína animal locais façam adesão ao tratamento de dejetos para geração de energia, seja com biogás ou biometano.

“No Norte do Paraná temos vários frigoríficos e laticínios que, obviamente, possuem resíduos agroindustriais. Diversos produtores de leite e suínos podem tratar dejetos e gerar energia, mas não sabem como fazer. A vitrine será uma ferramenta para que conheçam todas as possibilidades, custos e benefícios ambientais”, afirma.

Da mesma forma do Show Rural, os visitantes da ExpoLondrina serão recebidos numa sala escura onde serão projetadas imagens acompanhadas de som e locução, com uma metodologia dinâmica em 3D. O vídeo apresentado terá duração de cinco minutos. Ele apresenta o uso de biodigestores para tratar dejetos animais e gerar energia em uma propriedade rural.

Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores, as possibilidades de uso do biogás – energia térmica substituindo lenha, gerando energia elétrica ou transformado em biometano para uso na mobilidade veicular – e as vantagens de transformar os passivos ambientais em dinheiro. O estande, que estará localizado no ambiente de áreas do IDR Paraná, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O RenovaPR, criado pelo Governo do Paraná, completou dois anos em setembro do ano passado. Nesse período foram mais de 7,8 mil projetos desenvolvidos, que somaram R$ 1,36 bilhão em investimentos. Com isso, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.

Unidades Didáticas

O IDR-Paraná mantém um espaço permanente no parque em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. São onze mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm. O espaço vai concentrar a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios. Cada unidade didática expositiva apresenta projetos, programas e tecnologias relacionados a alguma atividade agropecuária.

Segundo Renan Ribeiro Barzan, gerente regional do IDR em Londrina, o objetivo desse trabalho é transmitir ao público conhecimento, difundir tecnologias, apresentar programas e políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol do desenvolvimento rural, dos agricultores familiares, dos povos tradicionais, das mulheres e dos jovens. “A Via Rural é uma oportunidade de aproximar o público urbano à realidade do agricultor paranaense”, conclui.

Feira 

A Expo Londrina tem como tema “A Expo que você quer ver” para refletir a capacidade que o evento tem de atender públicos e interesses plurais. Além das atrações técnicas, a feira terá mais uma edição da maratona Hackathon, a competição de inovação com soluções para o agronegócio. Já o Circuito Sertanejo terá shows de Victor & Léo, Maiara & Maraísa, César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus e Fernando & Sorocaba. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.