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O objetivo foi fomentar o crescimento sustentável dos negócios a partir da estruturação de processos de aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de clientes

 “Inovação e Crescimento no setor de TIC: Aplicando Growth Hacking para superar a concorrência” foi tema do Cafetec, evento voltado para empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), na manhã desta quarta-feira (10), no Pavilhão Smart Agro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, na ExpoLondrina. O evento ocorreu após a reunião semanal da governança do setor.

A especialista em inovação, estratégia e desenvolvimento de negócios, sócia-diretora da KPMG, Thammy Ivantes Marcato, apresentou o conceito de Growth Hacking, suas aplicações e vantagens para acelerar o crescimento das empresas de tecnologia. Ela explica que é uma forma de trabalho que envolve todas as áreas do negócio e baseia-se na construção de estratégias de marketing, lastreadas por dados e informações, e muitos testes, que geram efetivamente a conversão em vendas e aumento de receita.

De acordo com Thammy, as empresas de tecnologia trabalham com produtos digitais, mas nem sempre são eficientes em comunicar seus produtos para o mercado.

“No varejo, por exemplo, quando nasce um produto, já nasce uma estratégia de comunicação. O setor de tecnologia, que tem um produto mais complexo, acaba sofrendo com a ideia de que é necessário ter uma comunicação muito próxima do cliente, ou de achar que é um produto que ninguém vai entender. Mas, é um setor que pode ter um grande ganho dentro da aplicação de Growth Hacking se conseguir converter o que pensa em mecanismo de aquisição de cliente”, analisa a especialista.

Ela complementa que, hoje, é muito difícil captar novos clientes apenas no meio físico, a presença no mundo digital é essencial. O Growth Hacking tem estratégias para todas as fases, que vão desde o desconhecimento do produto até transformá-lo em receita para a empresa.

“Vai cuidar desde como o negócio vai achar o seu cliente, fazê-lo gostar do teu produto, pagar por ele, divulgá-lo para outras pessoas. Então, trata de todas essas etapas para que, no final, a empresa cresça e aumente suas receitas”, explica Thammy.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani Brouco, diz que a temática foi trazida para que os empresários do setor se conscientizem sobre a importância de usar as ferramentas digitais para comunicar sobre seus produtos e serviços, captar e reter clientes. Ela explica que a maior parte das empresas de TIC trazem novos clientes para a sua base a partir de indicações.

“É até contraditório, porque a gente está falando de empresas tecnológicas que ainda não se apropriaram da tecnologia para a divulgação do seu negócio”, comenta.

Danubia explica que o Cafetec trabalha com uma jornada contínua de conhecimento. As palestras são realizadas a cada três meses e seguem uma temática de acordo com as principais necessidades apontadas pelas empresas. Após esse papo sobre Growth Hacking, a agenda será sobre a segurança dos negócios que estão presentes nas mídias sociais.

O empresário e diretor da MAC-IP Tecnologia, Ronaldo Couza, que desenvolve produtos na área de cibersegurança, diz que trabalha com ações de marketing e está iniciando a aplicação de estratégias de Growth Hacking no negócio.

“Já divulgamos nas plataformas digitais, como redes sociais, WhatsApp e Google. Mas, hoje, o nosso carro-chefe ainda é a indicação pela qualidade do trabalho”, confessa.

O Cafetec foi realizado pelo Sebrae/PR, APL de TIC de Londrina, TI Paraná, Sistema Fiep/Senai, Codel e Abratic.

Asimp/Sebrae/PR

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