Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A programação do evento envolveu questões técnicas da produção, temas relacionados à organização dos agricultores, a sessão de encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná 2023 e o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2024.

Mais de 300 produtores, técnicos, pesquisadores do café compareceram ao 30º Encontro Estadual de Cafeicultores, realizado ontem (10) na ExpoLondrina. A programação do evento envolveu questões técnicas da produção, temas relacionados à organização dos agricultores, a sessão de encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná 2023 e o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2024.

O cultivo de café ocupa cerca de 30 mil hectares no Paraná, que geram uma produção em torno de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios e, em mais de 50 deles, é uma das principais atividades econômicas. Cerca de 80% das propriedades cafeeiras são da agricultura familiar, e muitas trabalham com cafés especiais, vendidos a todo o mundo.

“Queremos estimular o aumento dessa área em mais 20 ou 30 mil hectares, sempre procurando lavouras bem conduzidas e a melhor qualidade nos atributos da bebida. Esses dois eventos, o encontro e o concurso, caminham nessa direção”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Para a pesquisadora Vania Moda Cirino, diretora-presidente em exercício do IDR-Paraná, os eventos em Londrina são simbólicos e têm papel fundamental para a melhoria da cafeicultura. “Eles servem para agregar produtores e técnicos e transferir conhecimento e tecnologia. A região Norte produz café com muita qualidade e que gera emprego e renda para milhares de famílias”, afirmou.

Café Qualidade Paraná 

Os patrocinadores do concurso Café Qualidade Paraná receberam os lotes vencedores da edição de 2023. Na categoria natural, a campeã foi a cafeicultora Simone Schauer Maia, de Pinhalão. Regiane Miguel da Silva, de Curiúva, ficou em segundo lugar, e Juliane Aparecida Nunes da Luz, também de Pinhalão, em terceiro. Na categoria cereja descascado o vencedor foi Julio César Barros, de São Jerônimo da Serra, seguido por Juliane Aparecida Nunes da Luz, de Pinhalão, e Gabriel Augusto Soares, de São Jerônimo da Serra.

As mulheres vencedoras foram influenciadas pelo projeto Mulheres do Café, do IDR-Paraná, que estimula a produção e especialização de produtoras no Norte Pioneiro e no Vale do Ivaí. “Conheci o projeto pouco depois que surgiu e fui aprender o que é um café especial. Além do aprendizado, coloquei todo meu sonho de estar nesse mundo dos cafés. Acho que o segredo é todo o empenho e todo o carinho que você emprega no que faz”, afirmou Simone Schauer, que começou a se dedicar à cafeicultura em 2013.

O concurso de 2024 vai premiar os novos vencedores no dia 12 de novembro. As inscrições serão abertas nos próximos dias no site do Café Qualidade Paraná.

O concurso é patrocinado pela Amiste Cafés, Bratac Seda, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar, Prefeitura de Mandaguari, Sebrae/PR, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná. A organização é da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

Presenças 

Participaram da solenidade Marta Regina Gimenez Fávaro, reitora da Universidade Estadual de Londrina; Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, prefeita de Mandaguari; Marcelo El-Kadri, diretor-presidente da Sociedade Rural do Paraná; Otamir Cesar Matins, diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); Walter Ferreira Lima, gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná; Brazil Alvim Versoza, presidente do Ceal; Antonio Carlos Barreto, chefe do Núcleo Regional da Seab em Londrina; além de representantes de outras secretarias e organizadores do concurso.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.