Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cultivo de café ocupa em torno de 30 mil hectares no Paraná, com produção estimada este ano de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios e, em mais de 50 deles, é uma das principais atividades econômicas. Cerca de 80% das propriedades cafeeiras são da agricultura familiar.

O fortalecimento da cadeia produtiva é o principal objetivo do 30º Encontro Estadual de Cafeicultores, evento que será realizado na próxima quarta-feira (10), às 8h30, no Recinto José Garcia Molina da ExpoLondrina. Interessados em participar do evento devem fazer inscrição antecipada AQUI.

“Chegando ao seu trigésimo ano, o encontro de cafeicultores se tornou um dos principais espaços de aprimoramento técnico e debate de questões relevantes para a evolução da cadeia produtiva no Paraná”, afirma o economista Paulo Sérgio Franzini, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O cultivo de café ocupa em torno de 30 mil hectares no Paraná, com produção estimada este ano de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios e, em mais de 50 deles, é uma das principais atividades econômicas. Cerca de 80% das propriedades cafeeiras são da agricultura familiar.

A programação do encontro prevê a discussão de questões técnicas e também de temas relacionados à organização dos produtores. O ponto alto será uma mesa com participação de produtores que já foram finalistas do concurso Café Qualidade Paraná: Edson Messias de Carvalho, de Joaquim Távora, Fernando Lopes e Fernando Rosseto, ambos de Mandaguari, e Simone Schauer Maia, de Pinhalão.

Café Qualidade Paraná

Após a mesa técnica, o encontro prosseguirá com a sessão de entrega dos cafés vencedores do concurso Café Qualidade Paraná 2023 aos patrocinadores do certame. Nessa edição, a cafeicultora de Pinhalão, Simone Schauer Maia, venceu na categoria natural; Regiane Miguel da Silva, de Curiúva, obteve o segundo lugar, e Juliane Aparecida Nunes da Luz, também de Pinhalão, ocupou a terceira posição.

Na categoria cereja descascado o vencedor foi Julio César Barros, de São Jerônimo da Serra, seguido por Juliane Aparecida Nunes da Luz, de Pinhalão, e Gabriel Augusto Soares, de São Jerônimo da Serra.

A programação do encontro se encerra com o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2024.

Patrocínio

O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela Amiste Cafés, Bratac Seda, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar, Prefeitura de Mandaguari, Sebrae/PR, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.

A organização é da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.