Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 600 exemplares participam da feira paranaense que terá julgamentos de diversas raças

Até o dia 14 de abril, a ovinocultura estará em destaque na Expolondrina. Em sua 62ª edição, o evento, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina (PR), reúne uma grande quantidade de exemplares que participam das atividades promovidas pela Associação Paranaense dos Criadores de Ovinos (Ovinopar) com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e da Sociedade Rural do Paraná. Os julgamentos fazem parte de etapa do Ranking Paranaense de 2024, promovido pela entidade do Paraná.

O presidente da Ovinopar, Jorge Szczypior, destaca que essa é uma feira expressiva com uma grande quantidade de animais presentes. "São cerca de 556 animais a nível de julgamento, atingindo mais de 600 animais com o trabalho geral. Está sendo muito importante pelas visitações, demonstrações, avaliações dos critérios de julgamentos. É um marco importante para a ovinocultura e a Ovinopar vem organizando esse evento pelo segundo ano e alcançando os objetivos principais de trazer algo melhor dentro desse evento, sempre promovendo a ovinocultura", observa.

A participação de animais na feira superou o ano passado, quando foram 420 exemplares de diversas raças no evento, sendo que 376 deles estiveram em julgamento. Durante o evento ocorre a Exposição Nacional da raça Suffolk. "Para nós foi uma alegria e uma satisfação muito grande essa parceria que a gente fez com a Ovinopar para que pudéssemos estar fazendo essa Nacional na Expolondrina. A feira é uma exposição de ponta, uma exposição há muitos anos, uma das melhores exposições do Brasil. É uma exposição que investe muito na pecuária, de uma maneira geral, e a ovinocultura vem cada ano mais sendo um expoente muito bom dentro da Expolondrina", comentou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Suffolk (Abcos), Bruno Garcia.

Além disso, ocorre também a Sulbrasileira da raça Santa Inês. A feira é ranqueada pelas associações das raças Dorper, Ile de France, Texel, Hampshire Down e Naturalmente Coloridos.

Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.