Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Equipes das secretarias municipais do Idoso e da Saúde receberão os idosos com oferta de atividades culturais, esportivas e recreativas; haverá, ainda, o lançamento oficial das oficinas realizadas nos CCIs

A Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais do Idoso e da Saúde, realizará atividades para cerca de 720 idosos para a ExpoLondrina 2024 na próxima segunda-feira (8), às 14h. A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina é sediada no Parque de Exposições Governador Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6.275). Além de atividades recreativas, culturais e esportivas, haverá o lançamento oficial das oficinas culturais da Secretaria Municipal do Idoso, com a presença do prefeito Marcelo Belinati.

O evento também comemora o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (ambos celebrados em 6 de abril) e Dia Mundial da Saúde (7 de abril). A programação inclui show com banda ao vivo, grupo de dança e coral de idosos, ginástica com dança, e passeio dirigido pelo parque.

Participarão tanto os pacientes atendidos nos grupos de atividade física e fisioterapia das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive da zona rural, dos distritos de Lerroville e Guaravera, quanto os idosos atendidos nos três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIS), além de grupos referenciados da SMI e instituições da rede de atendimento aos idosos.

O evento iniciará às 14h, com acesso ao lado do portão principal do Parque Governador Ney Braga. A entrada é gratuita para todas as pessoas acima de 60 anos. Os idosos serão recepcionados pelos profissionais de educação física da Equipe Multiprofissional de Saúde (eMulti) da SMS e funcionários da Secretaria Municipal do Idoso.

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, é muito importante a parceria entre as secretarias da Saúde e do Idoso, que resulta neste evento para os idosos. “Ações como esta são fundamentais para promover a saúde, o lazer, e o entretenimento para a população idosa de Londrina, pois proporcionam melhorias na qualidade de vida destas pessoas. Lembrando que temos grupos de atividade física nas UBSs, em todas as regiões, e quem se interessar pode procurar a sua UBS para se informar e participar”, disse.

O educador físico da eMulti, Geder Harami Harami, destacou que um evento dessa magnitude promove a interação entre os idosos, lazer e socialização. “Consideramos importante estimular, cada vez mais, atividades com foco na promoção da saúde, na prática da atividade física, do lazer e do convívio social. Esta iniciativa segue os preceitos da Política Nacional de Promoção à Saúde, que tem, como um dos seus objetivos, a promoção da qualidade de vida, atuando no lazer e ofertando práticas corporais e atividades físicas como caminhadas, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, voltadas para a comunidade como um todo”, disse.

Lançamento das oficinas culturais

Na ocasião, a Secretaria Municipal do Idoso fará o lançamento oficial de três oficinas de oficina culturais, que são ofertadas nos CCIs por meio de parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs). Devem comparecer o prefeito Marcelo Belinati e a secretária da pasta, Andrea Ramodini Danelon, mais o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

As oficinas são de canto coral ou coro cênico; de prática dançante; e apresentações musicais com sonorização de eventos dançantes para pessoas idosas (bailes). Juntas, elas somam o atendimento a 440 idosos nas atividades e as turmas já estão formadas.

A oficina de canto coral ou coro cênico é realizada nos três CCIs (norte, leste e oeste) em parceria com Associação de Arte e Cultura de Londrina (Corre). O projeto deve atender, pelo menos, 120 pessoas idosas. No CCI “Benedito Camargo Sobrinho” da região Oeste, as aulas ocorrem às quintas-feiras, das 14h às 16h; no CCI Leste nas quintas-feiras, das 8h30 às 10h30; e no CCI Norte às quartas, das 14h às 16h.

A oficina de prática dançante também atende os idosos dos três CCIs, em parceria com a Associação Londrinense de Circo (ALC). Essa iniciativa pode atender até 320 idosos. No CCI Norte, há turmas às segundas, das 10h às 11h e das 13h às 14h, e nas sextas-feiras, das 8h às 9h e das 9h às 10h. No CCI Oeste, as oficinas são realizadas às terças-feiras, das 9h às 10h, e às sextas, das 14h às 15h. Por fim, no CCI Leste, às terças, das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h.

As apresentações musicais com sonorização de eventos dançantes para pessoas idosas (bailes) atendem os três CCIs, em parceria com Associação de Arte e Cultura de Londrina (Corre). Ao logo do ano, serão realizados 44 bailes com música ao vivo, com duração de três horas e intervalos de 20 minutos. A iniciativa espera realizar 5.000 atendimentos no decorrer do ano.

Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, o Município está investindo, nestas três oficinas, R$ 252.600,00. “Os recursos são oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI), por meio de uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Lembrando que estas oficinas foram solicitadas pela própria comunidade, principalmente aquelas voltadas à cultura e ao lazer, como as atividades que têm musica ao vivo e dança. Por isso, estamos muito felizes em poder proporcionar isso para a população idosa da nossa cidade. Estas ações são muito importantes para a saúde física e mental dos idosos e despertam muito interesse, o que fortalece a participação da população idosa nestas atividades”, destacou.

A parceria com as organizações da sociedade civil foi firmada por meio de um chamamento público realizado pela Secretaria Municipal do Idoso. Essas colaborações visam a execução do Serviço de Fortalecimento de Vínculos de Proteção Básica, desenvolvido pelos CCIs, a fim de fortalecer os vínculos entre os idosos e seus respectivos núcleos familiares e a comunidade.

Passeios na ExpoLondrina

Além do evento desta segunda-feira (8), a SMI vai promover outros passeios monitorados, na ExpoLondrina 2024, para a população da zona rural e da região sul, oferecendo transporte gratuito. Na terça-feira (9), a ação será direcionada para os idosos de Lerroville; na quarta-feira (10), para os de Guaravera, na quinta-feira (11) para os idosos atendidos pela Casa do Bom Samaritano, e na sexta-feira (12), para os que residem na região sul de Londrina.

Ainda há vagas para estes passeios e as pessoas com 60 anos ou mais que tiverem interesse podem ser informar no telefone (43) 3375-0307, que também atende por WhatsApp. A previsão é atender 120 idosos por meio destas atividades.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.