Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O anúncio faz parte do plano de expansão da companhia e da retomada total da operação em Londrina

Na sexta-feira (5), a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) anunciou que vai fornecer gás para a Cidade Industrial de Londrina, que está em construção na zona norte. O anúncio faz parte do Plano de Expansão da Companhia e da retomada total da operação em Londrina. A novidade foi apresentada ao público no Londrina Paraná Day, evento que integra a ExpoLondrina 2024, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Quem anunciou a novidade foi o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra. Segundo ele, o plano de expansão da companhia é válido para todo o Estado e em seu primeiro ciclo, nos primeiros cinco anos, o norte do Paraná será prioritário. “Isso foi determinado pelo governo do Estado, que gerencia a concessão. Com isso, nós iniciaremos esta expansão por Londrina, pois já temos uma rede na cidade, que hoje não está totalmente ativada. Ela será reativada e iremos, na sequência, começar uma expansão na direção de Maringá, chegando a Cambé e Rolândia já no primeiro ciclo”, contou.

Lamastra afirmou que está no plano da companhia fazer toda a malha dentro da Cidade Industrial de Londrina, que está sendo construída na zona norte. “Além disso, faremos uma expansão para a área residencial da Gleba Palhano, teremos 34 km de rede nesta região. Este pacote terá um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões e iniciaremos tudo isso a partir do próximo ano”, afirmou.

A outra novidade é a previsão de que o gás fornecido para Londrina seja o biometano, combustível renovável derivado do biogás. Este biocombustível emite 90% menos gás carbônico na atmosfera, gás esse que tem maior contribuição para o aquecimento global. “O nosso projeto está praticamente concluído e a previsão é abastecer toda esta rede com o gás biometano, que é totalmente sustentável e renovável. Seria uma inciativa pioneira, em termos de Paraná e até de Brasil, pois não temos outra cidade no país com área residencial sendo abastecida por gás biometano”, apontou.

O prefeito Marcelo Belinati enfatizou que se trata de uma notícia fantástica para a cidade de Londrina. “A Cidade Industrial já tem 200 indústrias na fila interessadas em se instalar lá e esse anúncio do gás será um grande atrativo para que mais empresas venham para a Cidade Industrial. Além disso, o fornecimento em gás biometano, caso seja concretizado, é muito interessante para as empresas por ser menos poluente. Com isso, elas adquirem selos de empresas que cuidam do meio ambiente e têm benefícios, inclusive, fiscais”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.