Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os encontros ocorrem até quinta-feira (11), com a presença de autoridades e representantes de órgãos gestores e de controle social

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) realizam uma programação de eventos nesta semana em Londrina, de terça (9) a quinta-feira (11). Com entrada gratuita e abertos à comunidade, os encontros são gratuitos e é necessário realizar inscrição prévia (clique aqui).

A agenda  aberta com uma reunião ampliada hoje (9), envolvendo ações das 8h às 17h, no auditório do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná em Londrina (IDR – Londrina), localizado na rodovia Celso Garcia Cid, Km 375, bairro Vivendas do Arvoredo. O objetivo do encontro é promover debates e diálogos visando auxiliar na promoção dos direitos das mulheres, fornecendo conhecimentos, habilidades e ferramentas necessárias para tal. Um dos momentos será a mesa redonda “Práticas Conselhistas no Fortalecimento do Controle Social e troca de experiências entre Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres”, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina, representado por sua presidenta, Sueli Galhardi.

Com 200 vagas presenciais e carga horária de 8 horas, o evento de abertura da programação é destinado a conselheiras municipais, gestores e equipe técnica de políticas para a mulher, além de público interessado. .

Na quarta-feira (10), será realizada uma reunião ordinária descentralizada do CEDM, das 9h às 17h, de forma híbrida, tanto no auditório do IDR – Londrina quanto online, pela plataforma do Google Meet, através do link meet.google.com/kpb-tbia-fvb.

Quinta-feira (11) irá ocorrer o evento “II Seminário sobre Violência Política de Gênero: precisamos falar sobre isso”, das 8h30 às 17h30, no auditório da Unicesumar, campus Londrina, localizado na avenida Santa Mônica, 450, no bairro Santa Terezinha. Estarão presentes órgãos como o Cedm, Semipi, Tribunal Regional do Estado do Paraná (TRE/PR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Escola de Gestão, dentre outras representações de especialistas renomados no tema. Para participar, é necessário se inscrever através do link https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=2090.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, em exercício, Rosangela Portella Teruel, destaca a importância dos eventos que serão realizados em Londrina. “Eventos como este estimulam a interação e cooperação entre os diferentes órgãos envolvidos na formação e execução da política para as mulheres em âmbito municipal e estadual, além de contribuir para a capacitação de lideranças públicas e comunitárias”, afirmou.

Programação – 09/04

8h – Credenciamento

9h – Abertura: composição da mesa de autoridades

10h30 – Mesas Redondas

– “O papel do Controle Social nas Políticas Públicas para Mulheres”, com Rosalina Batista e Carmen Regina Ribeiro, Conselheiras Estaduais dos Direitos da Mulher

– “Ações e Programas da Gestão Estadual da Política da Mulher”, com Mariana de Sousa Machado Neris, Diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Conselheira Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulheres

11h30 – “CRAM: O que é e como implantar”, com Larissa Sayuri Yamaguchi, assessora técnica da Coordenação de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa

12h – Intervalo para o almoço

13h30 – Mesa Redonda: “Práticas Conselhistas no Fortalecimento do Controle Social e troca de experiências entre Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher”, com Sueli Galhardi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Londrina, Vera Lúcia Cardoso, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Centenário do Sul e Mariana Simões Picinin, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rolândia

15h30 – Apresentação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher – Debates e Sugestões

17h – Encerramento

Programação – 10/04

1 – Boas vindas da presidente

2 – Apreciação e aprovação da pauta

3 – Aprovação da ata da reunião ordinária do mês de março de 2024

4 – Informes da Secretaria-Executiva

5 – Relatório das comissões permanentes

6 – Informes da Secretaria de Estado da Mulher, Ingualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi)

7 – Palavra das conselheiras

8 – Encerramento

Programação – 11/04

8h30 – Credenciamento

9h – Apresentação cultural

9h15 – Abertura com autoridades

10h30 – Mesa de debate: “A participação das vozes femininas nas eleições

12h – Intervalo

13h30 – Mesa de debate: “A representatividade importa: mulheres plurais na política e a construção de sociedades inclusivas”

15h – Intervalo

15h30 – Debate sobre a importância da justiça eleitoral na garantia de direitos políticos de mulheres

17h30 – Encaminhamentos e encerramento

Gabriel Navas/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.