Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento teve o objetivo de fomentar parcerias para proporcionar soluções tecnológicas à administração pública

A primeira edição do LondrINOVA aconteceu ontem (12) e movimentou o auditório da Universidade Positivo, com a presença de empresários e profissionais da área de Tecnologia da Informação e servidores públicos de diversas secretarias e órgãos municipais. Os participantes se reuniram com o objetivo de buscar soluções tecnológicas para as demandas internas da administração pública.

No total, o montante estimado de compras a serem feitas neste ano pela Prefeitura é de R$ 350 milhões, incluindo mobiliários, medicamentos e veículos, entre outros itens. O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, destacou que o empresariado local precisa entender as demandas que a própria cidade possui, e que atualmente são supridas por empresas de outros municípios. “Muitos empresários se assustam com o termo licitação, que na verdade é o que preferimos chamar de compra pública. Ter empresas de Londrina fornecendo produtos para a Prefeitura movimenta a economia local e gera mais empregos. Além disso, acredito que esses serviços serão oferecidos com um capricho ainda maior, dado o carinho que os empreendedores londrinenses têm pela cidade”, observa.

Cavazotti explicou que 27 secretarias apresentaram 26 desafios referentes à melhoria da qualidade dos seus serviços. Visando atender a essas demandas, 29 empresas da área de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) se inscreveram para participar do LondrINOVA, apresentando propostas de soluções.

Ao destacar a busca da administração pública por uma informatização cada vez mais rápida, Cavazotti salientou que o LondrINOVA passa a ser uma extensão do Programa Compra Londrina, com foco na área de TI. “Hoje, conseguimos construir um ambiente de negócios entre o poder público e a iniciativa privada com integridade, e essa é a razão do sucesso do Compra Londrina”, afirmou.

Representando o prefeito Marcelo Belinati, o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) e da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Marcelo Cortez, destacou o Programa Compra Londrina como um marco na administração do prefeito Marcelo Belinati. “Além de ser um bom comprador, o Município é um bom pagador. Precisamos proporcionar segurança e transparência para a população e a tecnologia ajuda muito”, ponderou.

No período da manhã, após a abertura, os convidados acompanharam algumas palestras e a apresentação de cases de sucesso. Representando o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), o diretor de Ciência e Tecnologia, Roberto Moreira, apresentou o case da empresa A Deliveria, que ele fundou há alguns anos. O empreendimento posteriormente foi adquirido pelo Ifood, pouco tempo depois de ter sido implantado.

Moreira também enalteceu a importância do evento. “É um marco importante para o Ecossistema de Inovação. Londrina é reconhecida como um polo de tecnologia e inovação, e essa iniciativa vai permitir um desenvolvimento maior na área pública, mas também no setor produtivo. Vai gerar mais renda, mais empregos e oportunidades de negócios”, avaliou.

Após o intervalo para o almoço, e durante toda a tarde, foi realizada a sessão do pitch das empresas. Neste momento, os servidores puderam conhecer as soluções tecnológicas que cada empresa trouxe para sanar as dificuldades levantadas pelas secretarias municipais.

A presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL de TIC), Ana Paula Murakawa, lembrou que as empresas de TI da cidade representam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de Londrina. “O setor de Tecnologia e Inovação é um grande propulsor do desenvolvimento regional. Em Londrina, temos 2 mil empresas de TI. Esse evento veio para quebrar as barreiras diante do empresariado e mostrar que na cidade existem soluções simples e acessíveis para atender as necessidades da Prefeitura”, declarou.

O LondrINOVA foi organizado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Compra Londrina; das secretarias municipais de Gestão Pública (SMGP), de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) e de Governo (SMG); do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); e da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD).

O evento teve a parceria do Estação 43, Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), Arranjo Produtivo Local – APL de TIC, TI Paraná, Senai e Sebrae.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.