Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Até dezembro deste ano, haverá capacitações para encanadores e facilitadores em saneamento, acesso a programas sociais, negociação de débitos, reuniões comunitárias e outras ações

Como forma de ampliar o acesso a informações e promover capacitações diversas, bem como aprimorar a prestação de serviços públicos, um novo trabalho social integrado de alcance comunitário começa a ser desenvolvido na cidade pela Sanepar, com contribuição da Prefeitura de Londrina. Em parceria, as instituições irão atuar na região norte, viabilizando ações em uma abrangência territorial que compreende dezenas de bairros e milhares de moradores. Já vigente desde fevereiro de 2024, o acordo tem duração de um ano e prevê programação mensal gratuita de cursos, oficinas, reuniões comunitárias, mutirões de cadastro e negociação de débitos, ações educacionais e socioambientais, abordagens e pesquisas domiciliares, entre outros trabalhos. No total, serão promovidas mais de 30 atividades até dezembro.

Uma reunião realizada na quarta-feira (13), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Norte A, serviu para a apresentar o projeto e aproximar a equipe gestora da Sanepar dos profissionais da rede socioassistencial de Londrina, bem como de outras políticas públicas municipais presentes nessa área da cidade.

O projeto social foi licitado pela Sanepar, com recursos da Caixa Econômica Federal, e é parte integrante da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água na área norte de Londrina, onde dois reservatórios estão em construção na região da avenida Saul Elkind.

Nesta primeira etapa, válida até janeiro de 2025, o investimento é de cerca de R$ 400 mil para o projeto social. No decorrer do ano, equipes da empresa de saneamento básico irão ofertar e realizar cursos e oficinas diversos, dentre os quais instruções para técnicas de encanador, voltadas ao aprimoramento de conhecimentos e condutas referentes a esse trabalho. Essa atividade terá uma sessão voltada apenas para mulheres, com o objetivo de ensinar como fazer a identificação e conserto de pequenos vazamentos. Também serão desenvolvidas capacitações para facilitadores em saneamento, voltadas a agentes municipais, além de oficinas de sabão artesanal com uso de óleo de cozinha usado, evitando impactos ao meio ambiente e permitindo solução sustentável.

Ainda haverá cursos para servidores da rede de serviços que atende a população da região norte, reuniões comunitárias para cadastramento no Programa Água Solidária, e outros da Sanepar, negociação de débitos, bem como outras atividades educacionais e de conscientização nas escolas sobre a água e a preservação do meio ambiente. As inscrições serão abertas, em breve, e as ações divulgadas nos canais oficiais da Sanepar e Prefeitura.

Por sua vez, a Prefeitura de Londrina, com sua gama de serviços, contribuirá mobilizando públicos, articulando ações, cedendo espaços e fortalecendo a divulgação, entre outras atuações. Nesse processo, está prevista a atuação, entre outras, da Secretaria Municipal de Assistência Social e seus serviços vinculados (Economia Solidária, CRAS, CREAS, Clube das Mães Unidas), secretaria municipal do Ambiente (Sema), Cohab-LD e parcerias em articulação (Saúde, Educação e outras)

Na reunião de hoje (13), ficou definida a data para a primeira reunião comunitária da agenda, marcada para o dia 4 de abril, às 14h, no CRAS Norte A. A Sanepar emitirá convites em domicílios e os serviços da Prefeitura envolvidos também irão divulgar para que seja alcançado o maior público possível. E a empresa também enviou o plano do projeto para que seja conhecido pela rede socioassistencial e demais secretarias e órgãos municipais.

A assistente social e coordenadora do CRAS Norte A, Rosemeiri Felix de Barros, frisou que o projeto permitirá que a comunidade da região norte seja beneficiada por ações de caráter social e agregadoras. “A proposta é ampliar o acesso de serviços a famílias que estão dentro dos critérios de acesso da tarifa social, em bairros que muitas vezes carecem em termos de infraestrutura urbana. Apenas na área do CRAS Norte A são mais de 14 mil famílias referenciadas, então é fundamental que um projeto dessa natureza seja implantado e traga bons frutos aos moradores. A oferta da tarifa social, bem como ações de capacitação profissional e educação ambiental são de grande importância. Por aqui, há escolas, unidades básicas de saúde, serviços socioassistenciais, entre outros, atendendo vários tipos e perfis de público, e a Prefeitura vai colaborar para fortalecer cada ação”, destacou.

Para Barros, essa movimentação tem potencial para gerar bons frutos em todo o território a ser atendido na região norte. “Esse projeto atende a uma demanda familiar, quando pessoas poderão ser orientadas sobre como proceder repares em encanamentos e outros dispositivos sem a necessidade de contratar um serviço especializado. Isso proporciona conhecimento, assim como ações com escolas e outros locais sobre consumo sustentável e economia de recursos naturais, ajudando a formar crianças e adultos mais conscientes”, pontuou.

Segundo a assistente social e uma das gestoras do projeto na Sanepar, Angela Pagani, os cursos ofertados serão realizados em diferentes locais, alinhados com a comunidade local, e o projeto social contará com vários parceiros que ajudarão a multiplicar as informações. “A ideia é levar conhecimento às pessoas, falar sobre o que a Sanepar está realizando em termos de melhorias e serviços públicos e criar ambientes produtivos para beneficiar essas moradoras e moradores que vivem aqui. O curso de encanador, por exemplo, além de ajudar na rotina das famílias, emitirá certificado oficial da Sanepar, abrindo oportunidades de trabalho e renda. Todos os equipamentos serão fornecidos para a prática, conduzida por especialistas”, contou.

Inicialmente, serão cerca de 30 vagas abertas para cada capacitação do projeto. “Se a procura for muito alta e superar a demanda estimada, nessa primeira etapa da iniciativa, poderemos ter novas edições em 2025. Em 2024, vamos executar esse projeto já contratado e elaborar o plano de desenvolvimento socioterritorial para executar as atividades futuras. A intenção é ampliar o alcance para atender outras regiões de Londrina”, adiantou Pagani.

Estiveram presentes à reunião de hoje (13) representantes da Sanepar, CRAS Norte A e CREAS Norte; Programa de Atendimento a Migrantes, Refugiados e Apátridas; serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Cepas São Jorge e Vista Bela; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias; professoras mediadoras representando as unidades escolares municipais do território Norte A; Epesmel e Movimenta CRAS.

Obras

A Sanepar está investindo em Londrina mais de R$ 345 milhões entre obras de água e esgoto em andamento e a licitar. O contrato financiado pela Caixa, viabiliza a construção de quatro novos centros de reservação de água, localizados nas zonas norte, sul e leste, o que inclui cinco elevatórias.

Localização das obras:

– Novas elevatórias, próximo ao Autódromo,

– Novos reservatórios na Avenida Saul Elkind,

– Novos reservatórios, próximo à Penitenciária,

– Novos reservatórios, próximo à Av. Jamil Scaff,

– Novo reservatório na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tibagi.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.