Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São 50 anos de pesquisa e muita contribuição para a evolução nas lavouras de café, com o desenvolvimento de 13 cultivares que abriram fronteiras para a cafeicultura no Paraná, no Brasil e em outros países. Os estudos, a dedicação e o talento do pesquisador Tumoru Sera, de Londrina, representam avanços na produção cafeeira e resultam em benefícios econômicos, sociais e ambientais. O engenheiro agrônomo que completou em março cinco décadas de pesquisa e atividades no IDR-Iapar foi homenageado pelo deputado estadual Tercilio Turini com Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná.

Na justificativa, Turini cita que o café já foi o maior tesouro do Paraná e proporcionou muito desenvolvimento socioeconômico. "Algumas pessoas foram determinantes nas pesquisas e aplicações práticas no campo. Um dos exemplos de grande contribuição para a cafeicultura é o pesquisador Tumoru Sera, que pode ser considerado um dos principais pesquisadores de café no Brasil, um expoente do melhoramento genético de plantas resistentes a insetos e doenças" - ressalta o deputado de Londrina.

Paranaense de Nova Fátima, Tumoru Sera estudou no Colégio Agrícola Manoel Ribas, em Apucarana, e fez a faculdade de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná. É cientista com doutorado em Agronomia pela conceituada Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), além de cafeicultor e consultor em café. Iniciou as atividades como pesquisador do Iapar em 1974.

"A cafeicultura pode ser quantificada e qualificada antes e depois das pesquisas do senhor Tumoru Sera. As variedades e outros estudos científicos que ele desenvolveu têm reconhecimento nacional e internacional. Garantiram aumento de produtividade, qualidade da bebida, redução de custos de produção ao cafeicultor e – o melhor de tudo – mais rentabilidade" - comenta Tercilio Turini. Mesmo tendo se aposentado em 2011, o pesquisador segue até hoje como colaborador bolsista do Consórcio Café atuando no IDR-Paraná.

"É uma honra receber essa homenagem do deputado Tercilio Turini com a presença do secretário Norberto e tantos amigos do IDR-Iapar e outros órgãos. Fico feliz por essa harmonia, sintonia e parceria pela agricultura. Agradeço a todos e vejo meu filho Gustavo e outros colegas que seguem com as pesquisas sobre café. Fico feliz pelo reconhecimento" - comentou o homenageado Tumoru Sera. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, enfatizou que o Governo do Estado se associa à homenagem da Assembleia e que o trabalho do pesquisador foi muito importante para a criação no Paraná do maior e melhor banco genético de café, em todo o mundo.

Também participaram da entrega da Menção Honrosa a presidente em exercício do IDR-Iapar Vânia Moda Cirino, familiares do homenageado, os dirigentes da Adapar Otamir Martins e da Fomento Paraná Heraldo Neves, a coordenadora da Rota do Café Fernanda Correa, gestores e pesquisadores do IDR e outras instituições.

Ricardo da Guia Rosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.