Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná, por meio da 20ª Promotoria de Justiça de Londrina, expediu recomendação administrativa voltada ao aprimoramento da gestão de resíduos sólidos na cidade. O documento foi dirigido ao prefeito, ao diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e ao secretário municipal de Meio Ambiente e inclui diversas diretrizes, notadamente quanto à regulamentação de contratos e garantia de remuneração e condições de trabalho para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Na recomendação, a Promotoria destaca o Programa Londrina Recicla, instituído pelo Decreto Municipal nº 829/2009, que tem entre os objetivos “tornar o sistema municipal de reciclagem formal mais efetivo; promover a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e reutilizáveis; diminuir a quantidade de resíduos destinada ao aterro sanitário municipal; manter e aprimorar o apoio e incentivos às cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis formalizadas; promover a inserção de catadores informais de resíduos recicláveis no sistema formal”. Nesse sentido, considera o fato do Município e da CMTU não estarem investindo “de modo satisfatório e suficiente no sistema de coleta e, principalmente, não remunerar adequadamente os trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas, fato que contribuiu para os problemas atualmente enfrentados no Município de Londrina.”

Grupo de trabalho

O MPPR aponta que as proposições devem constar quando da assinatura dos novos contratos de prestação de serviço a serem firmados neste mês entre as sete cooperativas que trabalham na cidade e o Município, de modo que se contemple uma remuneração justa aos trabalhadores. Na recomendação, a Promotoria aponta alguns itens a serem incluídos nos novos contratos. O documento recomenda ainda ao prefeito e ao secretário que acatem e assegurem a efetivação das propostas do Grupo de Trabalho instituído em 2022 pelo MPPR para aprimoramento da gestão de resíduos sólidos no Município de Londrina. O colegiado foi composto por servidores do Ministério Público, da Secretaria de Ambiente, da CMTU e de professores de universidades, especialmente a Universidade Estadual de Londrina (UEL), e elaborou um estudo completo para a melhoria do serviço na cidade.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.