Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Existem pontos devidamente regularizados e autorizados a receber e coletar pneus sem uso; o descarte incorreto agride a natureza, gera riscos à saúde pública e causa danos estruturais

A fim de conscientizar e sensibilizar os munícipes londrinenses nesse período de altas temperaturas e chuvas intensas, associadas à multiplicação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) orienta a população sobre o descarte seguro e adequado de pneus inservíveis. Este tipo de material acumula água muito facilmente e comumente é despejado em locais inapropriados, contribuindo de forma significativa para o aumento da incidência e circulação do vetor transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Além disso, os pneus podem causar uma série de danos ao meio ambiente, sendo um item cujo tempo estimado de decomposição chegam até 600 anos. Seu descarte incorreto pode interferir no curso de rios, entupir redes de esgoto, gerar inundações e poluição da água e solo, inclusive do ar, se forem incinerados, entre outros malefícios, além de gerar gastos públicos com reparos, manutenções e ações ambientais.

Nesse contexto, a Sema indica ao público, especialmente a empreendimentos que trabalham com este produto ou tenham pneus sem uso para descartar, como encaminhar esses resíduos para dois pontos aptos a recebê-los na cidade e fazer as devidas destinações.

De acordo com a geógrafa da Sema, Mariza Pissinati, trata-se de duas empresas regularizadas para executar o serviço, ambas possuindo licença ambiental e alvará vigentes. “Estes locais privados trabalham especificamente com pneus inservíveis e, desde 2019, o descarte pode ser feito lá, em qualquer período do ano. A pessoa interessada pode pedir a coleta para uma das empresas e, se por algum motivo, não conseguir descartar, é sugerido que mantenha o pneu bem armazenado e protegido da chuva, evitando o acúmulo de água. Outro ponto importante é conferir, periodicamente, se o pneu não se tornou abrigo de animais sinantrópicos como baratas, ratos, morcegos, escorpiões e outros”, explicou.

Conforme informou Pissinati, é comum pessoas guardarem objetos volumosos, esperando informação de onde e como destinar, de preferência sem custo. “O ideal é que elas entrem em contato com a Sema para receber orientação sobre esses e outros tipos de resíduos. Se preferirem consultar na internet, há uma página virtual da Sema intitulada “Destinação de resíduos”. Lá, é possível encontrar essas e outras informações”, sugeriu.

Acima de tudo, segundo a profissional da Sema, o serviço atende a uma questão de saúde pública. “Considerando as chuvas concentradas e o calor intenso que temos presenciado em Londrina, que são grandes fatores do aumento de casos de dengue, e também o fato de que o pneu é um dos abrigos mais comuns para a multiplicação do mosquito Aedes aegypti, há a necessidade de se fazer a captação e a destinação de pneus inservíveis que se encontram nessa situação”, enfatizou Pissinati.

Além das duas empresas informadas pela Prefeitura (veja detalhes abaixo), caso haja mais empreendimentos devidamente regularizados para receber e destinar pneus inservíveis, é solicitado que entrem em contato com a Gerência de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos da Sema. O telefone é o (43) 3372-4753.

Locais disponíveis

1 –  Engesol Engenharia e Soluções Ltda

Rua Grafita, 563 – Parque Waldemar Hauer A

Atendimento das 8 às 17h, de segunda à sexta-feira

Fones: 99622-4853 / 9829-4889

Contato: Rozana Ribeiro

Tanto para a coleta no local de geração, quanto para a entrega direta no barracão, não há custo.

2 – Adriano de Almeida Pneus Ltda

Rua Amélia Riskallah Abib Tauil, 1.337 – Parque Waldemar Hauer B

Atendimento das 8h às 17h30, de segunda à sexta-feira

Fones: 33675071 / 99652-6940

Contato: Adriano de Almeida

Coleta a R$ 1,00 / pneu

Entrega direta no barracão, sem custo.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.