Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem (12), segundo dia de compromissos oficiais da Missão Índia 2024, a agenda do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e do governador Ratinho Junior começou com uma visita ao C-DAC Pune, Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada Pune. O C-DAC Pune é uma instituição de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de ponta envolvida em vários aspectos da computação avançada, tecnologia da informação e eletrônica.

 “E uma ótima notícia: o Paraná pode ser o primeiro estado do Brasil a contar com uma rede de computadores de alto desempenho! O Governo do Estado e o C-DAC fecharam uma parceria para a instalação de um computador de alta performance na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além disto, a parceria também prevê construir uma rede com supercomputadores nas nossas universidades estaduais para revolucionar as pesquisas”, disse o deputado Cobra Repórter.

Na sede do C-DAC, em Pune, a comitiva paranaense visitou o Supercomputador Airawat, um dos maiores do mundo em inteligência artificial para empresas. O governador destacou que a implantação de uma rede de alta performance vai colocar o Paraná em outro patamar de pesquisa em saúde, agricultura, educação e indústria. "Será um projeto pioneiro no Brasil, com uma rede de supercomputadores para atender tanto o setor acadêmico, quanto as indústrias, alavancando as pesquisas e inovações em diversas áreas, da medicina ao agronegócio", afirmou o governador Ratinho Junior.

Com a parceria, além da rede de computação de alto desempenho, o Estado também deve ganhar um centro de treinamento em Tecnologia da Informação (TI) de última geração, aproveitando a experiência da C-DAC. O C-DAC pertence ao Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia e é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de computação avançada, com um histórico de inovações em supercomputação, inteligência artificial e segurança cibernética.

Outro compromisso desta sexta-feira da Missão Índia foi no Instituto Serum, líder global na produção de vacinas, com produção anual de 1,5 bilhão de doses para diversas doenças, incluindo Covid-19. A gigante farmacêutica indiana fornece vacinas para 170 países.

A pauta foi entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Serum: o Tecpar busca parceria para produção de vacinas em seu laboratório na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O instituto paranaense é referência na produção não só de imunizantes, como também de medicamentos biológicos e kits de diagnóstico humano e animal. É o Tecpar, por exemplo, quem fornece vacina contra raiva para animais ao Ministério da Saúde – em dezembro foi acordada a entrega de 26 milhões de doses do imunizante até o fim de 2024.

A Missão Índia 2024 vai até o dia 16 de abril e tem como objetivo buscar parcerias na área de inovação e tecnologia com empresas e órgãos institucionais do gigante asiático. A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). Entre os integrantes da delegação, estão o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o presidente da CODEL (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, o assessor da Fundação Araucária, Jorge Edison Ribeiro, e o membro do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Índia Brasil (IBCC), Fernando Silva.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp/Com informações da Agência Estadual de Notícias

#JornalUnião

Instituto Serum Institute - Foto: Jonathan Campos/AEN

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.