Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e o governador Ratinho Junior estão na Índia onde se reúnem com autoridades e empresários até o dia 16 de abril. Ontem (11), primeiro dia de compromissos oficiais, a agenda começou na residência do Embaixador João Mendonça, Cônsul-Geral do Brasil em Mumbai. “Conversamos com o Embaixador sobre parcerias na área de inovação e tecnologia com empresas e órgãos institucionais do gigante asiático. A Índia é um modelo a ser seguido no cenário de tecnologia e inovação”, disse o deputado Cobra Repórter.

A comitiva também visitou a Bombay House, sede corporativa do grupo Tata Consultancy Services (TCS). A TCS está presente em Londrina, com dois Delivery Centers, mais de 1.700 colaboradores, e parceria com mais de 17 instituições educacionais. Eles foram recebidos pelo Krithi Krithivasan, CEO da Tata Consultancy Services; Bruno Rocha, CFO da Tata Consultancy Services no Brasil e o Major Ranjeet Goswami, Diretor Global de Assuntos Corporativos.

 “Na visita, conhecemos a história do Tata Group, maior grupo empresarial do país, com mais de um milhão de funcionários e 150 anos de história com capitalização de mercado combinada de US$ 300 bilhões. Exploramos ainda potenciais oportunidades de investimento e parcerias de empresas do Grupo Tata. No que diz respeito à inovação, a empresa tem mais de 3,4 mil patentes e, atualmente, tem um dos maiores corpos de trabalho treinados para lidar com Inteligência Artificial (IA) no mundo”, destacou o deputado Cobra Repórter.

O Tata Group é uma empresa multinacional indiana que opera em uma ampla gama de setores, incluindo automotivo, tecnologia da informação, aço, energia, produtos químicos, telecomunicações, varejo, bens de consumo, finanças, hospitalidade e muito mais. Fundado em 1868 por Jamsetji Tata, é um dos conglomerados mais antigos e maiores da Índia, com sede em Mumbai.

 “O grupo Tata é uma referência global em tecnologia e inovação, com uma gama de atuação muito variada. Um intercâmbio como este é muito importante tanto para o Paraná, que tem potencial de se consolidar como o principal polo tecnológico do Brasil, como para a companhia, que passa a conhecer mais detalhadamente os potenciais competitivos do nosso Estado”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Em Mumbai, participaram também de uma agenda ligada à infraestrutura e energia com o grupo Kalpataru, corporação que atua em diversos segmentos, como os setores imobiliário, de engenharia, infraestrutura, entre outros. A companhia é uma das que mais cresce na Índia e tem mais de US$ 14 bilhões investidos em projetos pelo mundo. No Paraná, o conglomerado é proprietário da Fasttel Engenharia, que emprega 1,6 mil pessoas.

 “O Brasil e a Índia são países com muitas semelhanças: são nações pacíficas, com territórios continentais e com regiões com vocações com particularidades muito próprias. Isso nos aproxima e ajuda a olhar para a Índia como um exemplo em muitos aspectos. Eles conseguiram, por meio da tecnologia, do conhecimento e da inovação, transformar a economia do País e mudar a vida de milhões de seus habitantes. Neste processo, Mumbai se transformou em um dos principais polos econômicos da Ásia. Viemos conhecer um pouco dessa estratégia”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). Entre os integrantes da delegação da Missão Índia 2024, organizada pelo Governo do Estado, estão o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o Presidente da CODEL (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, o assessor da Fundação Araucária, Jorge Edison Ribeiro, e o membro do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Índia Brasil (IBCC), Fernando Silva.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Mumbai Embaixados - Foto: Jonathas Campos_AEN

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.