Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Premiação está na segunda edição é voltada para projetos de professores que contribuem para formação integral de estudantes

O Paraná se destacou no Prêmio Educador Transformador 2024, alcançando a marca de 324 inscrições, posicionando-se como o terceiro estado com o maior número de participantes, atrás de São Paulo e Minas Gerais. O concurso, promovido pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare, está na segunda edição e tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais inovadores, com foco na educação empreendedora. No Brasil, foram 3.460 iniciativas inscritas.

Até o mês passado, educadores de todo o Brasil, vinculados a instituições de ensino, tiveram a oportunidade de inscrever seus projetos, que variam desde atividades até produtos, refletindo a diversidade e inovação presentes no ambiente educacional.

A coordenadora de Liderança e Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosangela Angonese, ressalta a importância da iniciativa como uma forma de reconhecimento ao trabalho dos educadores.

 “O Prêmio é um incentivo e um reconhecimento ao trabalho que os professores fazem em projetos de empreendedorismo nas escolas. Os educadores se inscrevem, voluntariamente, incentivados pelo Sebrae/PR”, comenta.

Rosangela salienta a importância de incutir valores empreendedores desde cedo, enfatizando que isso prepara os jovens para se destacarem em suas carreiras futuras, independente do caminho profissional escolhido.

 “Quero parabenizar e destacar o engajamento dos professores do Estado no Prêmio. O Paraná sempre se destaca no número de inscrições. Mas, neste ano em especial, ficamos surpresos com o grande número de inscritos. Com certeza, isso aumenta as chances de trazer uma conquista nacional”, acrescenta.

O concurso se desdobra em fases estaduais, regionais e, por fim, a etapa nacional. Os ganhadores serão revelados no término de abril, no contexto do evento Bett Brasil, realizado em São Paulo (SP). A premiação para o primeiro lugar de cada uma das sete categorias inclui um troféu, um pacote de participação em uma missão em um evento educacional nacional e um notebook.

Campo Mourão

Com 27 inscritos, Campo Mourão, localizado na região noroeste do Estado, é um dos municípios do Paraná com mais projetos candidatos. Entre eles, está o da professora Adriana Ferreira Aleixo, que atua com alunos da Educação Infantil, na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes. No projeto “O segredo da casa amarela: explorando a literatura infantil”, desenvolvido em 2023, ela incentivou a literatura infantil e o desenvolvimento das habilidades preditoras da alfabetização, com enfoque na ludicidade para tornar o ensino mais atrativo aos alunos. O resultado foi a produção literária “Um passeio no zoológico”.

Adriana Ferreira Aleixo (dir.) com a professora Ruth Mirian de Andrade. Adriana foi responsável por projeto com crianças, em Campo Mourão. (Foto: Arquivo pessoal)

“Com a temática relacionada aos animais, exploro diferentes literaturas, a musicalização e brincadeiras contemplando o desenvolvimento integral da criança, visando à produção autoral de um livro com a participação de pais, alunos e professores, contemplando 45 crianças de quatro a cinco anos que cursavam o primeiro nível da Educação Infantil”, explica a professora.

Adriana conta que, no decorrer do projeto, houve participação da comunidade em apresentações culturais, valorizando a produção escrita e artística dos alunos.

“Foi notável o desenvolvimento dos alunos, compreendendo comandos, apresentando avanços significativos das habilidades e competências relacionadas à consciência fonológica, grafemas, oralidade, raciocínio lógico, memória, relação numérica, artes, aspectos motores, conceituações temporais e espaciais básicas”, enfatiza Adriana.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a professora Ruth Mirian Drabzinski de Andrade, que trabalhou na modalidade Ensino Fundamental I.

“Sou professora há quatorze anos, sendo 11 anos como professora da rede municipal. É gratificante quando o trabalho pedagógico realizado transcende as paredes de sala aula e se torna significativo para os alunos e comunidade educacional”, ressalta Adriana.

Curitiba

Lourdes Fonseca Pereira é professora na Escola Municipal Vila Torres, em Curitiba. Ela conta que nos anos de 2022 e 2023, por meio de iniciativas do Sebrae/PR, desenvolveu com os alunos um projeto de transformação de recicláveis. Segundo Lourdes, onde antes os estudantes enxergavam apenas “entulhos”, hoje eles enxergam oportunidades.

Lourdes Fonseca Pereira comentou sobre o desenvolvimento de projetos de transformação de recicláveis.

“Ser professor é ser agente de transformação, tanto no individual como no coletivo. Estimulamos a pensar coletivamente, avaliar oportunidades, entre muitas outras coisas. Provocar nos estudantes um olhar diferenciado, sensível para que aproveitem as oportunidades é ter a alegria de saber que eles estão no caminho certo, e como professora, é esse meu objetivo”, pontua.

Para a professora de Curitiba, ser um educador é, também, ser um agente de transformação local, que deve estar atento para identificar e explorar as oportunidades de ensino que surgem no cotidiano escolar.

“A habilidade de perceber e aproveitar esses momentos pode fazer toda a diferença na vida dos estudantes, enriquecendo o processo educacional e promovendo um aprendizado significativo”, conclui.

Cinco municípios com mais projetos inscritos no Paraná

Curitiba – 36

Assaí – 28

Campo Mourão – 27

Apucarana – 18

Londrina – 16

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.