Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em um cenário de incertezas econômicas somado à crescente impopularidade do governo Lula (PT), o deputado federal Filipe Barros, do Partido Liberal (PL) do Paraná, assume já a partir desta primeira semana de abril o posto de líder da Oposição na Câmara dos Deputados.

O parlamentar está em seu segundo mandato consecutivo. É a primeira vez que ele é escolhido para a função, até então ocupada por Carlos Jordy (PL-RJ), a quem Filipe Barros parabenizou e assegurou que vai “continuar a luta” capitaneada pelo colega desde o início da atual legislatura.

De acordo com o paranaense, os debates que o Congresso precisa enfrentar em 2024 refletem um “momento crucial” para o Brasil. “Teremos desafios imensos esse ano. Por exemplo, o Plano Nacional de Educação [PNE 2024-2034]: a gente está vendo o governo querendo retomar a nefasta discussão da ideologia de gênero. O governo também já disse que vai querer pautar esse ano o famigerado projeto de lei 2630, o das Fake News, que fiz parte dessa discussão desde o início e sou completamente contra”, exemplificou o novo líder.

 “Estamos assumindo a liderança da Oposição no pior momento do governo Lula”, analisou Filipe. Para ele, há uma “razão de ser” para a rejeição à gestão petista constatada tanto nas ruas quanto nas pesquisas de opinião. “É um governo gastão, só quer saber de aumentar impostos sobre o povo brasileiro. Estamos chegando em uma crise econômica [...] As pesquisas apontam que, se as eleições fossem hoje, o Lula perderia em qualquer cenário.”

Quem é Filipe Barros

Natural de Londrina, no norte do Paraná, Filipe Barros tem 32 anos e deu seus primeiros passos na carreira política ainda no movimento estudantil, quando, ao cursar Direito na Universidade Estadual de Londrina, também presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição.

Ainda em meados da última década, ele começou a ganhar notoriedade na cidade e no Paraná ao encabeçar pautas até então pouco debatidas junto ao grande público, como a defesa dos princípios e valores cristãos como propósito principal para o exercício da vida pública.

Em 2016, tendo como linha de frente essas mesmas bandeiras do conservadorismo, Filipe Barros disputou sua primeira eleição, obtendo expressivos 4,2 mil votos e uma cadeira na Câmara Municipal de Londrina.

Dois anos depois, em 2018, decidiu tentar levar suas pautas para a Câmara dos Deputados e, com o apoio de Jair Bolsonaro, elegeu-se com mais de 75 mil votos.

Em 2022, depois de um primeiro mandato marcado pelo protagonismo em questões como a articulação da Reforma da Previdência e a relatoria da PEC do Voto Auditável, o parlamentar se reelegeu com quase 250 mil votos, sendo o segundo mais votado do Paraná.

Lucas Marcondes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.