Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,17-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17 levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.

19 Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20 “Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21 Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22 Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23 “Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.

24 Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25 Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pu­sestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26 Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 7a)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Evangelho (Jo 3,16-21)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3,16)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16 Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19 Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21 Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Permita que o amor de Deus chegue até o seu coração

 “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que n’Ele crer, mas tenha a vida eterna.” (João 3,16)

Amados irmãos e irmãs, aquilo que nós acabamos de escutar é uma verdade revelada. Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho para que “todo que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Essa revelação, meu irmão e irmã, foi o que mais de valor a humanidade tem: a presença do Filho de Deus no meio de nós. E esse amor você não encontra num barzinho, numa casa de prostituição, numa jogatina, num estádio de futebol, numa praia… Isso você consegue, mas é algo passageiro. Não estou minimizando o seu lazer, mas estou falando que certos lugares, ou seja, todos os lugares nada vai preencher o seu coração, se não for o amor de Deus por cada um de nós.

Meus irmãos, dentro deste itinerário Pascal que nós estamos vivendo, eu quero trazer para você o seguinte, preste atenção: perante o amor devemos tomar uma decisão — acreditar em Jesus ou recusá-Lo. Meu irmão, minha irmã, nós sabemos que os judeus não acreditaram em Jesus quando Ele veio a esta terra, não acreditaram no amor de Deus. Claro, Deus tem os meios para salvar a todos, mas eles recusaram — “a pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se a pedra angular” —, ou seja, meu irmão, se eu acredito, aceito, se eu tomo a decisão de trazer Jesus para dentro da minha vida, eu tenho a certeza de uma única coisa: a vida eterna.

Só Jesus pode nos trazer a salvação. O próprio evangelho está nos falando: “Deus amou tanto o mundo que enviou o seu Filho unigênito para que todo que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, ou seja, para termos a vida eterna é preciso acreditar e aceitar Jesus. Quem recusa Jesus está recusando a vida eterna.

Perante o amor, devemos tomar uma decisão: acreditar em Jesus ou recusá-Lo

Será que você vai querer passar por esta situação de não entrar no Céu porque não aceitou Jesus na sua vida? Claro, a experiência de Jesus parte do coração aberto, do coração disponível para acolher a Sua palavra, para colher a Sua verdade, para colher as iniciativas de Deus, porque é Deus que tomou a iniciativa de enviar o seu filho para nós. Não é mérito nosso, e sim amor de um Deus que não quer que ninguém se perca. Deus não quer que você se perca, meu irmão e minha irmã, Ele quer que você encontre a felicidade, mas essa felicidade tem nome e é uma pessoa: Jesus Cristo, o filho de Deus, que foi trazido a este mundo para salvar a todos nós.

O que Deus quer espera de você? Que você O aceite, que você tome a decisão de trazê-Lo para o seu coração e deixá-Lo que Ele te ame. Existe aquela música antiga: “Ninguém te ama como Eu, olhe pra cruz, foi por Ti, porque Eu te amo”, isso não é uma música somente, isso é um fato que aconteceu na humanidade. Ele nos amou, e nos amou profundamente!

Que este amor chegue até o seu coração e seja capaz de mudar a sua vida e a sua história!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.