Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 8,1b-8)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1b Naquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.

2 Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3 Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4 Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5 Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6 As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7 De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8 Era grande a alegria naquela cidade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R. 1)
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!

— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!

— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

Evangelho (Jo 6,35-40)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Quem vê o filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus. (cf. Jo 6,40)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37 Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.

38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Não nos percamos diante dos nossos pecados

Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia (João 6,38-39)

Meu irmão, minha irmã, isso é uma afirmação da própria boca de Jesus, daquilo que Deus Pai tem em relação a nós: que ninguém se perca. Então, é um sacrifício, meu irmão, um sacrifício minha irmã, do próprio Jesus passar pela calúnia como Ele passou, passar pelo sofrimento como Ele passou, e passar tudo isso de forma que Ele não abrisse a boca, como diz Isaías: “O cordeiro que sobe ao matadouro sem abrir a boca”.

Mas para quê? Para que eu e você pudéssemos ter a vida eterna, ou seja, para que nós não nos perdêssemos diante dos nossos pecados que são inúmeros. Mas meu irmão, minha irmã, neste tempo que nós vivemos, onde o relativismo coloca em cheque a verdade, onde ninguém mais sabe distinguir o que é certo do que é errado, isso tem levado muitos a se perderem, por isso o esforço da Igreja, hoje, neste tempo Pascal que nós estamos vivendo. 

Este é o mandado de Jesus para a Igreja: que ninguém se perca. Por isso, hoje, como sacerdote, eu trago um lema sacerdotal do dos documentos do Monsenhor Padre Jonas Abib que diz: a pessoa é o mais importante. E por que eu estou falando do meu lema sacerdotal  – a pessoa é o mais importante –, que o Padre Jonas colocou dentro dos regimes internos da Canção Nova? Para dizer justamente isso: “O pai me enviou para que ninguém se perca”. E por que o pai enviou para que ninguém se perca? Porque todos somos importantes aos olhos de Deus, mesmo que nós possamos estar enlameados no pecado.

Este é o mandado de Jesus para a Igreja: que ninguém se perca

Deus vai, por meio do Seu Filho e através de cada um de nós, fazer o possível para que você chegue à salvação. Qual é o objetivo de Deus ter enviado Jesus à Terra? Para que você seja salvo por meio d’Ele, para que você seja alcançado pela misericórdia do Pai, para que você renuncie e seja curado de todo pecado. O Pai não quer que ninguém se perca. Olha o amor misericordioso de Deus: “que ninguém se perca”.

Eu estava, meu irmão, no estádio futebol no Maracanã no Rio de Janeiro. E eu quis, por opção, andar só de preto com o clergyman – e onde eu vou, eu vou dessa forma. Quando eu entrei no estádio de futebol, com 70 mil pessoas, um jovenzinho me viu na arquibancada e gritou: “Padre, eu posso lhe dar um abraço?”. Eu disse: “Pode”. Ele veio, foi pulando as arquibancadas e chegou perto de mim. Ele estava bêbado, estava cheirando cerveja, estava, desde cedo, naquele estádio! E quando ele se aproximou de mim, disse: “Eu posso mesmo dar um abraço no senhor?”. Eu estava com um perfume cheiroso, e aquele menino fedendo a cerveja, mas eu só me lembrei: como Jesus abraçaria aquele menino? E quando eu ouvi isso de Jesus, abracei aquele menino, misturei o meu perfume com a cerveja dele, e dei aquele abraço como Jesus daria. E quando o menino terminou aquele abraço, ele sorriu e disse: “Eu posso tirar uma foto com o senhor?” Eu falei: “Pode!”. Ele disse então: “Vamos tirar!”. E eu perguntei: “Por que você quer tirar foto com o padre?”. Ele respondeu: “Minha mulher é católica, e ela não gosta que eu venha ao estádio de futebol. Agora, ela vai ver um padre que vem ao estádio, e não vai mais reclamar que eu venha ao estádio de futebol”. Ah! Esperto você! 

Mas por que eu estou trazendo isso? Meu irmão, minha irmã, para dizer aquilo que o Evangelho diz: Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem à salvação. E aquele menino, naquele abraço do próprio Senhor, foi encontrado por Deus. Que o Senhor o encontre também no dia de hoje.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.