Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 17,3-9)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 3 Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4 E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5 Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.

6 Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7 Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8 A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9 Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 104(105),4-5.6-7.8-9 (R. 8a)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho (Jo 8,51-59)

— Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba! (Cf. Sl 94(95),8ab)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51 “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52 Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53 Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”

54 Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55 No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56 Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57 Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59 Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Não deixe a Palavra de Deus morrer no seu coração

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?” Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Eu conheço mas vós não conheceis. (João 8,51-55)”.

Meus irmãos e minhas irmãs, quando a Palavra de Deus morre no coração de um fiel, acabou tudo! Pode ser o profeta mais famoso, o mais ilustre, o mais eloquente, o mais seguido. O Profeta vive da Palavra, e ela é geradora de vida, porque é Cristo. Começa uma outra discussão entre Jesus e os judeus, e a discussão de hoje é tão calorosa, que os judeus enterram, mais uma vez, o seu próprio pai na fé, Abraão, só para dizer a Jesus que Ele não está com a razão.

Como sempre, demonizam Jesus para dar uma força maior no argumento. Nós já falamos aqui sobre isso, essa nossa mania de demonizar quem pensa diferente de nós. Disseram que ele estava com o demônio. Jesus é demonizado, porque afirma que um profeta que guarda a sua palavra não morre, ou seja, quem tem o Cristo tem a vida eterna. E a discussão chega num limite tal, que Jesus põe o dedo na ferida dos judeus dizendo: ‘Vocês não conhecem o Deus que vocês dizem ser o vosso Deus’. Forte! É para fechar a questão aqui, chamando-os de mentirosos. 

Como é duro ouvir a verdade, como é cruel não aceitar a verdade sobre Cristo! E, hoje, nós temos muita gente batendo cabeça, apedrejando a Igreja, os cristãos, os valores do Evangelho. Quanta gente por aí rasgando a Bíblia, dizendo, em situações por aí, que Deus não existe, que Cristo é uma invenção da Igreja. Que pena!

O Profeta vive da Palavra, e a Palavra é geradora de vida, porque ela é Cristo

Quanto o filho de Deus ainda é rejeitado! Ele que é portador da Palavra que salva, a Palavra que liberta, que não deixa morrer, mas conduz à vida eterna em muitas situações, é rejeitado. Peçamos ao Senhor, hoje, a graça da docilidade de coração de acolhermos a verdade de Cristo que nos salva, que nos liberta e nos conduz para a vida eterna.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.